quinta-feira, julho 08, 2010

A Cultura, os Subsídios e a Transparência (que não há)

Devo começar por dizer, que me parece quase ridiculo o Estado querer cortar, ainda mais, nas verbas para a Cultura, já de si quase anedóticas (não foi por acaso que Sócrates prometeu mais dinheiro para a Cultura, durante a campanha eleitoral). Talvez tenha sido por isso que voltou atrás...

E também gostaria que os encontros reivindicativos que se têm realizado entre agentes culturais, tivessem como ponto de ordem de discussão, a exigência de uma maior transparência e lisura na atribuição de subsídios, quer do Ministério da Cultura, quer dos Pelouros de Cultura das autarquias.
Toda a gente ligada à cultura sabe que o dinheiro disponibilizado pelas entidades oficiais é diminuto. Pior que isso, só ser tantas vezes mal distribuído.
Devo andar distraído, pois ainda não vi nenhum destes agentes culturais que têm falado nas televisões, rádios e jornais, "escandalizado" com as discrepâncias que se passam a nível local, onde ainda se dão subsídios pela cor política dos intervenientes e não pela qualidade dos seus projectos.
Sei que estou a ser injusto para algumas pessoas, mas pelo que conheço da realidade cultural deste país, a maior parte desta gente preocupa-se mais com as tetas da sua "vaca sagrada" que com uma maior transparência e dignidade na atribuição de subsídios.
Era bom discutir as coisas com seriedade, acabar com as "filas" para as quase esmolas dadas pelos muitos "poderes" deste país, como estas da fotografia de Robert Doisneau de Paris, em 1945.

4 comentários:

  1. cada vez se atrasa mais o país com a falta de investimentos na cultura, mas até que percebam isso terá de passar ainda muito tempo, infelizmente. um beijinho, luís.

    ResponderEliminar
  2. sim, Alice.

    eles fingem que não sabem que a Cultura e a Educação são essenciais para qualquer Povo...

    ResponderEliminar
  3. é escandaloso, sim.

    e há situações de bradar aos céus.
    nesta, como em muitas outras situações, a gestão de recursos é, a maior parte das vezes, um saco com direcção de retorno.
    a nível autárquico, as iniciativas de apoio cultural são aquelas que virão a dar frutos eleitorais.
    não será um bocadinho assim também ao mais alto nível?

    ResponderEliminar
  4. é, infelizmente, Maré.

    é desta forma que se calam os falsos "independentes incómodos"...

    ResponderEliminar