sexta-feira, setembro 26, 2008

Rouba-se de Tantas Maneiras...

Um daqueles pobres diabos, que são olhados de lado nas ruas e gostam de falar alto, atacou forte uma mesa de três bancários que estavam a almoçar na esplanada do café. «Ladrões! Vendidos!», foram as palavras mais suaves que escutaram, à medida que se deviam sentir, cada vez mais desconfortáveis, por os "holofotes" da vizinhança não os deixarem em paz...

Como nunca reagiram, limitaram-se a comer de cabeça baixa, o "louco" assim que esgotou o reportório foi-se embora...
Sorri para dentro, perante o quadro, mesmo sabendo que estava errado. Ele deveria chamar aqueles nomes aos banqueiros e não aos bancários, que saem sempre de cena mais ricos e sem culpa formada nas falências e nos negócios menos claros.
Quando disse que eram sempre os mesmos a roubarem o pão ao povo... a plateia ficou mais silenciosa, provavelmente por estar de acordo. Lembrei-me logo dos tipos das petrolíferas.
Continuei a andar, sem me esquecer desta frase. Sabia no último século se conseguiu esbater as diferenças entre as várias classes sociais, mas nunca se reduziu muito o fosso entre ricos e pobres (que infelizmente tem aumentado, com as últimas "cavalgadas" deste capitalismo selvagem que agora finge agonizar...).
Perguntei ainda, para os meus botões, porque será que os "loucos" são os únicos que se atrevem a falar alto nas ruas, a dizer uma série de coisas verdadeiras e a apontar o dedo a quem de direito?
Nós que nos achamos com o juízo quase todo, nem sequer nos podemos refugiar nas leis deste país, pois a liberdade de expressão, ainda não foi banida...

A fotografia é de Alfredo Cunha, do álbum, "Naquele Tempo".

4 comentários:

  1. poque somos cobardes

    porque achamos que temos sempre alguma coisa a "perder"

    porque vivemos de conceitos

    porque só os loucos e os inocentes falam verdade.

    um beijo, Luís

    maré

    ResponderEliminar
  2. por tudo isso mesmo, Maré...

    ResponderEliminar
  3. Eu não vou acrescentar nem uma palavra, Maré disse tudo.

    Há tempos não vinha pra esses lados, preciso voltar mais amiúde. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. pois disse, Cris, e de uma forma sublime...

    ResponderEliminar