segunda-feira, setembro 29, 2008

O Centenário de Machado de Assis

Esta semana li várias peças jornalísticas, em se dizia que Portugal estava a passar ao lado do centenário do falecimento de Machado de Assis.

Sinceramente, acho que não. E então se colocarmos a questão, em relação à forma como se têm comemorado algumas efemérides importantes da nossa literatura, no Brasil, estamos falados...
A Casa Fernando Pessoa dedica o dia de hoje ao notável escritor brasileiro (um dos meus preferidos, a par de Jorge Amado, José Lins do Rego, Cecilia Meireles, Clarice Lispector e Nelson Rodrigues) e a Gulbenkian promove um colóquio também hoje e amanhã, sobre o romancista.
Os seus livros? Gostei bastante e recomendo as suas "Memórias Póstumas de Brás Cubas"...

10 comentários:

  1. Eu adorei o "Dom Casmurro".
    Homenagam merecida. Um abraço Luís.

    ResponderEliminar
  2. a memória do bom gosto literário!



    aqui.



    beijo Luis.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, gostei deste apontamento...

    Beijos, Luís M.

    ResponderEliminar
  4. Tu não esqueceste, mas a brazuca sim!!!
    Li "Brás Cubas" e "Dom Casmurro" e me apercebi que não me lembro nada de "Brás Cubas" porque era muito novinha - ainda andava no primário -; vejas só como era bom o meu colégio. Hoje? Acho que uma minoria - dos pequenos - sabe quem é Machado de Assis.

    Preciso reler, preciso mesmo.

    Gostei da homenagem. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. sim, também é especial, Graça.

    ResponderEliminar
  6. eu às vezes tenho medo de reler, Cris.

    de não gostar tanto como da primeira vez...

    ResponderEliminar