sábado, junho 23, 2007

A Nova Democracia Portuguesa


Está a ser instituída, um pouco por todo o país, a nova democracia, que tem como principal mandamento "O quero, posso e mando".
Esta nova democracia teve como primeiro patrono um senhor que é hoje Presidente da República, e que finge que o senhor Silva que foi primeiro ministro nos anos oitenta e noventa, não tem nada que ver com senhor Aníbal, presidente.
José Sócrates é um fiel seguidor deste modelo, ao ponto do próprio grupo parlamentar já se começar a sentir incomodado e ameaçar afrontar este governo, nada socialista, que pelos vistos, também já não é o deles...
No Norte esta nova democracia tem como expoente máximo Rui Rio, que esconde debaixo da carapaça de um autarca sério e competente, um homenzinho teimoso, arrogante e vaidoso, incapaz de ouvir e olhar para o mundo que o rodeia.
Mesmo quando teve a coragem de enfrentar Pinto da Costa e o poder do futebol, não conseguiu deixar a arrogância de lado, ao ponto de ter desvalorizado o valor do F.C. do Porto, uma das principais - se não a principal... - instituições da Cidade que governava...

Mas o mais assustador e sentir que esta nova democracia chega a todos os pontos do país, inclusive a Almada, onde o autismo e a teimosia começam a deixar demasiadas marcas na Cidade, apesar da insistência da utilização abusiva dos chavões acabados em "ade"...
Infelizmente esta nova democracia e estes novos democratas começam a preocupar-me, porque já provaram, mais que uma vez, serem demasiado perigosos quanto têm poder.
Obrigado Rui, por mais um desenho feliz dos tempos do "cavaquistão"...

2 comentários:

  1. E a mim preocupa-me a falta de liberdade que tudo isto já traduz...
    ... porque as pessoas já têm medo, Luís...

    ResponderEliminar
  2. A mim também Maria.

    E o que me choca é esta prática ser corrente em todas as forças políticas que exercem qualquer poder, da esquerda à direita.

    ResponderEliminar