sábado, junho 09, 2007

A Cidade e o Povo Contra a Violência Policial

Os "Perdidos e Achados" da SIC são um grande momento de reportagem televisiva, quase que lhe poderia chamar mesmo um achado, analisando a programação actual do nosso país.
Desta vez recuaram no tempo quase 13 anos, até ao fatídico dia 21 de Dezembro de 1994, em que o fecho da Pereira Roldão, que empregava cerca de 400 vidreiros, fez com que os habitantes da Marinha Grande saissem à rua, cortassem estradas, a linha do comboio, mostrando ao país toda a sua indignação.
Acabaram por pagar um preço demasiado alto pela sua revolta, com as investidas violentas da polícia local, reforçada com os elementos do Corpo de Intervenção.
Lembro-me bem de ver a aflição das pessoas a fugirem para todos os lados. Algumas refugiaram-se nos Paços do Concelho, onde foram agredidas sem dó nem piedade. Felizmente a televisão registou e guardou, mais este momento vergonhoso da actuação policial.
Alguns meses depois encontrei-me com um amigo marinhense, na época estudante universitário, que me explicou melhor todo aquele drama. Foi um dos que fizeram frente aos polícias, com pedras, à boa maneira palestiniana. Confessou-me mesmo que a melhor alegria que teve nesse dia, foi ter acertado com uma pedrada na cabeça de um polícia que estava a agredir mulheres, velhos e crianças, de uma forma indiscriminada, porque eram os que não conseguiam fugir...
Deu-lhe um gozo tremendo ver o agente parar de bater e levar a mão à cabeça, manchada de sangue e lançar um esgar de dor na sua direcção...
Esta reportagem lembrou-me o Carlos - que não vejo há meia dúzia de anos - e o povo da Marinha Grande, que mostrou ao país, a sua grande indignação e revolta, pela acção vergonhosa dos empresários deste país e pela protecção que recebem dos governos e das forças da autoridade. Infelizmente continua a ser assim...
Obrigado SIC, por este grande momento de televisão.
Podia escolher uma imagem da polícia a agredir as pessoas, mas preferi o óleo "Cumplicidades", de Gil Teixeira Lopes, como homenagem ao povo da Marinha Grande.

2 comentários:

  1. Infelizmente o homem tem frequentemente comportamentos de "matilha".
    Esse polícia, sòzinho, poderia ser um cobardolas.
    Em grupo, revelou-se um "valentão".

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Sininho.

    O melhor exemplo do que dizes é que se passa nos estádios...

    ResponderEliminar