sábado, abril 21, 2007

Vozes de Abril


A participação da sociedade civil na Revolução de Abril, quase que não tem rosto, tem sim bonitas vozes, como as de Zeca Afonso, com a sua "Grândola Vila Morena" - que continua a ser o Hino da Liberdade - e de Paulo de Carvalho, com o seu "E Depois do Adeus", canções utilizadas como senhas do Golpe Militar, difundidas na rádio portuguesa de uma forma decisiva.
Claro que as vozes que ficaram para a história do dia 25 não se ficam por aqui. Há ainda a de Luís Filipe Costa, que leu o primeiro comunicado do MFA na rádio, a de Francisco Sousa Tavares, que falou de megafone, para a multidão que encheu o Largo do Carmo e pedia a capitulação de Marcello Caetano e companhia, para acalmar os ânimos...
Mais importantes ainda, foram as vozes anónimas do povo que saiu a rua e gritou em uni sono, vivas à liberdade e aos militares que estavam apostados em acabar com 48 anos de ditadura fascista. E Acabaram!

6 comentários:

  1. E acabaram com a ditadura fascista, Luís.
    Mas... ainda falta cumprir Abril!!!

    ResponderEliminar
  2. E o povo saiu mesmo à rua!
    Concordo com a Maria!

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo com a Maria, Abril ainda não aconteceu.

    Das vozes: Paulo de Carvalho com o "Depois do Adeus" é uma das que mais me emociona.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Faltam cumprir alguns designios de Abril... e faltarão sempre, Maria...

    ResponderEliminar
  5. Pois saiu, Rosa, completamente enebriado pelo perfume da liberdade.

    ResponderEliminar
  6. Não sejas tão radical Maria P., se pensarmos no fim da guerra colonial e no fim da DGS e da censura... entre outras coisas, Abril aconteceu.

    Claro que depois houve um retrocesso...

    Qualquer das canções são muito fortes. Tanto "Grândola Vila Morena" como "Depois do Adeus", foram muito bem escolhidas como senhas.

    ResponderEliminar