quarta-feira, maio 15, 2024

Essa coisa boa que é a "teimosia"...


Hoje falámos de teimosias e de teimosos. 

A vida é o que é, vai-nos tirando uma série de coisas, e, eu já não sou o teimoso que era...

É bom e é mau. Evitam-se muitas discussões... mas também começamos a ficar pelo caminho, porque já não temos a capacidade de "trepar paredes", se for necessário...

Esta expressão vem mesmo a calhar, porque a Guida, que continua teimosa, disse-nos: «A vida diz-nos que nunca devemos desistir, mesmo quando as portas estão todas fechadas e só vislumbramos uma janela entreaberta no terceiro andar. Basta coçar o queixo e pensar na melhor maneira de lá chegar, mesmo que tenhamos de vestir um fato de "mulher-aranha" (só mesmo uma feminista, para inventar uma "mulher-aranha"...)...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:

  1. Eu não chamaria a postura da Guida como teimosia. Mas sim como perseverança, persistência.
    Costumavam chamar-me teimosa. E a minha resposta era: mostra-me/explica-me por que estou errada e, se estiver, dar-te-ei razão. Teimosia seria eu chegar conclusão que estava errada e continuar a afirmar que o meu ponto de vista é que estava certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resiliente (é a palavra da moda).

      Eliminar
    2. Sim, resiliente... pode-se aplicar à Guida, suponho. : )

      Eliminar
    3. Mas a teimosia pode ser uma qualidade, desde que não seja cega, Catarina e Severino.

      Desde que saibamos que estamos certos é bom teimarmos. :)

      Eliminar