quinta-feira, janeiro 26, 2023

«Não te metas nisso. As ordens são instituições com um travo fascista.»


A existência de Ordens faz sentido, em praticamente todas as profissões, não só por ter um papel regulador, mas também por tentar valorizar e dar mais dignidade a várias actividades.

Claro que nem sempre o conseguem. Existe sempre o perigo de ficarem reféns de um corporativismo demasiado conservador, como acontece com a Ordem dos Médicos, que além de defender os seus pares quase até à exaustão, limita bastante a entrada de novos elementos à profissão.

Talvez seja por exemplos como este, que nunca se chegou a um consenso sobre a existência de uma Ordem de Jornalistas, e ainda bem. Na minha opinião seria mais um obstáculo à liberdade de informação (já bastam as entidades patronais para controlarem e escolherem os "jornalistas bons" e os "jornalistas maus"...).

Lá estou eu a "caminhar" para outras bandas...

O que eu queria era falar no mundo da música, que parece ser o menos regulado das "culturas" (parece...), dos muitos cantores que nunca entrariam em qualquer programa do género de "ídolos" ou "chuva de estrelas" e que andam por esse país fora a fingir que sabem cantar, escondidos atrás da mesma cassete (sim, parece que cantam todos com a mesma música de fundo...). Quando veio à baila a falta de qualidade da maior parte dos visitantes dos programas de fins de semana televisivos, o Tó exclamou que devia haver uma entidade (disse a palavra "Ordem" e tudo...), com força e capacidade para excluir da profissão todos aqueles que nem sequer deviam cantar durante o banho.

O Rui contrariou-o de imediato, dizendo: «Não te metas nisso. As ordens são instituições com um travo fascista.» E continuou. «Sabes o que é que ia acontecer? Só entravam na profissão quem eles queriam, o que não quer dizer que fossem os melhores. Parece que não conhecer este país de merda, infestado de cunhas por tudo o que é sitio.»

E lá tivemos de dar razão ao Rui. Ou seja a ideia de uma entidade reguladora nas canções podia ser muito boa, mas não no nosso país...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. Desde que me lembro sempre fomos um país de cunhas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o "sistema" não nos deixa sair de lá, Elvira...

      Eliminar