domingo, julho 24, 2022

Não Sei se é o Sexto Sentido (ou o sétimo)...


Estava com o carro na oficina, já na parte final (alinhamento da direcção), quando comecei a sentir que me estavam a querer levar para um caminho "minado".

A narrativa do operador da máquina que faz acertos na direcção pareceu-me demasiado rebuscada. Acabou por ser traído pelos seus alertas dramáticos de "perigo na estrada", pois eu sabia muito bem que o carro era capaz de andar sem o apoio das mãos no volante, sem se desviar da rota.

Mesmo assim recebi um "prémio" na mudança das pastilhas e do disco dos travões, um "barulho novo" que apareceu numa das rodas e fez com que visitasse um outro mecânico amigo, que ficava a caminho de casa. Com um simples toque com a chave de fendas ele acabou com o som incomodativo e depois fez quase um "libelo acusatório contra" as oficinas grandes, que apenas querem ganhar dinheiro e secar tudo à volta (disse-me que tinha pago mais do que devia...). 

E disse-me para estar descansado, que não se passava nada de grave com o amortecedor, apontado a dedo.

O mais estranho foi ser ele próprio a dizer que a maior parte dos mecânicos só se preocupavam em ganhar dinheiro e que se valem da ignorância dos clientes, ao ponto de "inventarem" problemas onde eles não existem. E como estava certo...

Não sei se acontece com toda a gente, mas quando me estão a querer a enganar, é normal perceber que há ali qualquer coisa que não me soa muito bem, que não bate certo. Não sei se se trata do sexto ou do sétimo sentido...

(Fotografia de Luís Eme - Sobreda)


4 comentários:

  1. Sou muito crédula nesta área que me era completamente estranha.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Adquiriste o sétimo sentido devido à experiência. : )
    O meu mecânico é português. Tem uma oficina muito pequena, mas tem muitos clientes, de anos e anos, como eu. Quando o carro anterior tinha problemas, ele mostrava-me sempre as peças que tinham de ser substituidas e explicava porquê. Muitas vezes, não percebia bem a explicação, mas nunca me “dei por achada” : )

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Como em todas as profissões e em tudo na vida a seriedade devia estar em primeiro lugar e infelizmente nem todos têm esse sentido extra apurado.

    JR

    ResponderEliminar
  4. Não percebo nada de carros. O meu é de 2018 e vou sempre à marca..
    UmaMaria

    ResponderEliminar