sábado, maio 28, 2022

Um Dia Depois...


Ontem era para escrever aqui no "Largo" sobre o 27 de Maio de 1977 em Angola, mais concretamente sobre Sita Valles, que se tornou a figura mais mítica deste triste acontecimento histórico angolano, em que foram assassinadas milhares de pessoas, em nome da "purificação" do MPLA (algo que nunca foi conseguido...) mesmo que só algumas dezenas tentassem derrubar, o "todo poderoso", Agostinho Neto.

Sem questionar o seu papel político, enquanto militante comunista, acreditamos que Sita ficou na história sobretudo por ser mulher e por ter uma bonita figura. Nessa época o mundo era muito mais dos homens que nos nossos dias. A cineasta Margarida Cardoso fez um documentário com o seu nome que está nas nossas salas de cinema (não sei se é o que passou na televisão na quinta-feira na RTP2, que vi...) sobre a Sita, a família, os seus companheiros, e claro, sobre o "Golpe de 27 de Maio".

Angola está cheia de páginas negras na sua história recente, mas esta é com toda a certeza a mais negra de todas, com o assassínio de milhares de inocentes, quase todos na "flor da idade", cuja maioria teve apenas o azar de estar n0 local errado à hora errada...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:

  1. Vi na RTP2 esse filme/documentário sobre Sita Valles.
    Embora tivesse uma vaga ideia do seu desaparecimento e do marido, fiquei horrorizada com a matança do 27 de Novembro e com o testemunho de alguns que a acompanharam no seu percurso de mulher sem medo.
    Também estive para escrever sobre ela, só a minha habitual preguiça mas adiou esse propósito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Sim, quando estes acontecimentos são bem documentados, percebemos que foram bem mais graves do que pensávamos, Rosa.

      Não fazia ideia que tinha morrido tanta gente, a maioria jovens.

      Eliminar
    2. Nem eu, exactamente a elite intelectual e ideológica do MPLA em 1° lugar, depois cerca de 30.000 na sua maioria jovens que queriam o poder mais igualitário.
      Sita tinha apenas 26 anos!

      Abraço

      Eliminar