sexta-feira, maio 06, 2022

Aproveitar a Oportunidade para Ficar na História...


Sei que Zelensky tem pouco de santo, mas graças a Putin corre o risco de entrar para a galeria dos heróis e por lá ficar por longos anos, pelo menos para os ucranianos com memória.

Se "não se estragar", até poderá ter uma estátua aqui, um busto ali, além do nome em muitas das ruas e praças da Ucrânia, como referiu o Jorge.

O mais curioso, foi o líder dos ucranianos ter entrado na conversa de café, apresentando-se com várias farpelas. Andou entre o "traste" e o "herói", mesmo que acidental (são quase todos...). E mesmo quem não morria de amores por ele, acabou por se render à sua coragem, porque Zelensky não fugiu, ficou. E já se percebeu que vai ficar até ao fim, seja qual for o desfecho desta guerra estúpida (como são todas)...

Todos sabíamos que este seu gesto tinha sido suficiente para inspirar e fortalecer todo o seu povo. Viram nele o exemplo a seguir, o homem que não vira a cara à luta e que "promete" não abandonar nem desistir do país (não esquecemos as várias "boleias" que lhe ofereceram, que seriam aceites pela maioria dos políticos...) que governa.

Em suma, Zelenky é o "herói" com que Putin não contava e que pode mesmo fazer dele um derrotado. 

Fizemos todos figas para que isso acontecesse, mesmo aqueles que o olham com ar mais de oportunista que de herói.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


13 comentários:

  1. Boa tarde
    Seja qual for o desfecho desta guerra , vai ficar com certeza na historia deste país .

    JR

    ResponderEliminar
  2. O que tinha a comentar já está tudo neste excelente texto!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, não compreendo, nesta altura, a opinião que algumas pessoas têm de Zelensky, considerando-o um falso herói, oportunista e não sei que mais. Quando se referem aos seus antecedentes fazem-nos recordar que foi ator e comediante. O que tenho lido dele, em várias fontes, é que é também licenciado em direito. Mas ninguém se refere às suas habilitações académicas. : )
    Aqui está um homem que não fugiu à sua responsabilidade quando o país foi invadido, que está em constante perigo (ele e a família), sempre presente virtualmente, tentanto defender o seu país com todos os meios ao seu dispor, pedindo ajuda a todos, demonstrando coragem e resiliência todos os dias.
    Que fariam os mal-dizentes no seu lugar? Gostaria de saber. Tornar-se-á um vilão no futuro? Quem sabe! Mas por enquanto ele merece o meu respeito e a minha admiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser tudo isso e mais alguma coisa, mas está lá, Catarina.

      Eliminar
  4. O facto de ele ser licenciado, em Direito ou noutra coisa qualquer, não o define como pessoa. Putin também é licenciado!
    Eu acho que, quando se fizer a reconstrução da Ucrânia ( sim, porque a guerra irá acabar, como acabam todas, e a Ucrânia vai ter de ser reconstruída) ele vai ter um papel importante nessa reconstrução. E ganhar muito dinheiro com isso, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, Maria.

      Não sei se terá tempo para isso...

      Eliminar
    2. Porque a UmaMaria se referiu ao que eu disse, vou acrescentar “mais uma coisinha”... UmaMaria concordo contigo (posso tutear-te? : )). O ser licenciado não o define. Assim como o ser comediante. Mas as pessoas insistem em referir-se à sua ex-vocação e não é para o enaltecerem...

      Eliminar
    3. Rosa, as pessoas dizem o que lhes apetece. Isso não me influencia em nada. LOL

      Eliminar
  5. Zelenky ficará na História desta guerra tão cruel. Não seria mais fácil fugir? Confesso que aprecio a atitude dele.
    Muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Graça. E era o que a maioria dos politicos fazem. Partem para o "exílio"...

      Eliminar