segunda-feira, maio 30, 2022

A Nossa Falta de Memória no Futebol...


Sei que o desporto é uma actividade especial, onde normalmente não se reserva qualquer espaço para os vencidos. Talvez isso explique a cultura da vitória, "a qualquer preço", que infelizmente quase que se tornou "lei" (acredito que está mais associada às modalidades colectivas, pela cultura de clube que foi crescendo à sua volta...).

O simplicidade e a beleza do futebol tornou-o cada vez mais popular, com tudo o que isso tem de positivo e negativo. Não foi por acaso que se começou a tornar na "bandeira" de um bairro, aldeia, cidade ou região. O passo seguinte foi a sua transformação, a pouco e pouco, num espectáculo de massas. Construíram-se estádios, passou a ser televisionado e em pouco tempo transformou-se num dos negócios mais rentáveis do planeta.

A "cegueira clubística" também cresceu, ao ponto de se perceber que a maior parte das pessoas que se deslocam aos estádios, vão lá para verem os seus clubes vencer e não para assistir a uma boa partida de futebol. Não querem que ganhe o melhor, querem sim que ganhe o seu clube. Normalmente o êxito dos clubes assenta nesta "cegueira" colectiva, onde quem está de fora ou não tem clube, sente que isto já não tem nada a ver com desporto. 

Pinto da Costa foi, entre nós, o dirigente que conseguiu aprimorar todos os aspectos que o poderiam ajudar a vencer (dentro e fora dos estádios). Não se limitou a ter grandes equipas de futebol, também se tornou influente no chamado poder do futebol (durante anos deixou que o cargo de presidente da Federação Portuguesa de Futebol fosse entregue à Associação de Futebol de Lisboa, porque tinha mais interesse que a Associação de Futebol do Porto controlasse a arbitragem, a justiça e a disciplina...).

Mas sentiu que ainda não controlava "tudo". E é neste cenário que aparece a figura famigerada do "guarda Abel", que controlava um grupo de bandidos (dizem que era composto por agentes de autoridade e por foras da lei...), que começou a incendiar o terror nos estádios. Quem dizia ou escrevia mal sobre o FC Porto, levava. Houve dezenas de jornalistas agredidos. Infelizmente resultou. Ou seja, o clima de "medo" instaurado, fez com que se fingisse estar tudo bem. Os árbitros, desde sempre os mais "vulneráveis" do "desporto-rei" eram primeiro aliciados e depois ameaçados (se não erravam pelas "prendas" recebidas, erravam pelo "medo"...). Foi este o panorama do futebol português até surgir o "Apito Dourado"...

Embora não houvesse condenações (existiam provas mas foi um problema encontrar testemunhas...), muita coisa mudou no futebol depois do "Apito Dourado". Foi pena que o então presidente do Benfica em vez de ter aprendido a lição, tivesse tentado imitar Pinto da Costa, colocando pessoas da sua confiança em lugares-chave no poder. Porque o mais importante continuava a ser vencer, "vencer a qualquer preço"...

Embora seja benfiquista, estou do lado de Frederico Varandas, que não tem medo de usar nenhuma palavra (ao contrário de vários jornalistas, que sempre se acobardaram, ao longo dos anos - falo sobretudo dos agredidos e ofendidos. Rui Santos, com quem não concordo muitas vezes, é dos poucos que nunca teve medo de falar do que se passa fora das quatro linhas...) contra Pinto da Costa.

Para mim, o futebol ganha-se dentro das quatro linhas, mesmo com alguma injustiça (depende sempre do nosso ponto de vista...), como aconteceu agora na final da Liga dos Campeões. Mas gosto mais que seja a bola a caprichar em não entrar, graças ao guarda-redes ou ao poste, que a coisas estranhas, como a "cegueira" temporária de qualquer árbitro.

Faz-me confusão que Frederico Varandas esteja sozinho nesta luta contra a corrupção no futebol português. Faz-me confusão ver tanta gente a fingir que acredita no "pai natal"...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


14 comentários:

  1. Infelizmente o corajoso Frederico Varandas parece estar sozinho nesta dura, corajosa, tenaz e justa luta contra esta banditagem que domina o futebol português há quarenta anos.
    Circulam na Internet vários vídeos que mostram o que
    tem sido o FCPorto nestes últimos 40 anos (cenas de autêntica violência sobre os adversários, os jogadores do Porto a correr atrás dos árbitros (José Pratas), uma vergonha; e oiçam as escutas do Pinto da Costa a corromper, oiçam).

    Só quem tem rabos de palha ou é cobarde, não tem coragem de concordar com o Frederico Varandas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está mesmo sozinho, Severino.

      Mas é impossível esconder o "sol com a peneira"...

      Eliminar
  2. Faz-me confusão que haja sportinguista que não gostam dele.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poder tem dessas coisas, Rosa.

      Lembra-te que ele acabou com as "mordomias" das claques do seu clube. E por isso nunca terá vida fácil, mesmo no "reino leonino".

      Eliminar
  3. Todo o mal do nosso futebol está centrado no Pinto da Costa. Quão curta é a sua visão!...

    ResponderEliminar
  4. “A inveja é o sentimento de quem está por baixo e olha para o alto mas, não podendo alcançar o seu modelo, tem então que o desvalorizar, que o vilipendiar, que o destruir.
    FRANCESCO ALBERONI, sociólogo e escritor italiano (1929-), in “Público & Privado”, ed. Bertrand, 1988

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o meu caro tem inveja de quem ou de quê ,já agora?

      Eliminar
  5. Boa tarde
    Não sou do Sporting mas sou a favor da verdade desportista e infelizmente é impossível os podres no futebol português nomeadamente nos três grandes pois nenhum deles está livre de falcatruas

    JR


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, todos tentam ser beneficiados, Joaquim.

      Se puderem, esticam a perna para ser se o rival se distrai e cai...

      Eliminar
  6. Vão à Internet e ouçam o mal do futebol português.
    Ouçam APITO DOURADO- contra factos não há argumentos.
    O Varandas só disse a verdade unicamente a verdade tal como dizia o Alberoni.
    Está audível a quem queira e isto (A MÁFIA, inclui macacos e outras espécies) arrasta-se há quarenta anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Severino.

      Não estamos a falar de "ficções".

      Eliminar
  7. Gostando eu de futebol moderadamente, não consigo entender estes ódios de estimação que algumas pessoas nutrem por gente que se está a marimbar para a massa associativa, inclusive do seu próprio clube. O futebol é um dos maiores negócios que só interessam verdadeiramente para quem dele vive, basta ver a facilidade com que jogadores e treinadores mudam de clube...o povinho a sofrer pelo seu clube e eles todos a ganhar dinheiro à grande!
    Que tristeza!
    Quanto ao jogo do Liverpool-Real Madrid foi pena ver uma equipa que jogou tão bem e deu o litro, perder com outra que passou o tempo todo à defesa. Mas quem marca é que ganha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para algumas pessoas os clubes são mais importantes que a própria família, Maria.

      Alimentam-se destas vitórias e esquecem tudo o resto. Querem é ganhar, mesmo que tudo isso seja ilusório. Que a vitória seja dos "outros", que ganham milhões...

      Eliminar
    2. Ó UmaMaria por isso é que o futebol é tão interessante (nem sempre ganha o melhor).

      Eliminar