domingo, outubro 14, 2018

A Democracia é Outra Coisa...


Esta onda de preocupação (quase doentia) pelo futuro político do Brasil, tem me feito pensar em várias coisas, mas nunca em Bolsonaro, que para mim vale muito pouco como gente, mesmo sabendo que existe uma forte possibilidade de ser o seu próximo presidente.

Tenho pensado sobretudo no nosso país, no que os nossos governantes têm feito à nossa democracia...  ao ponto de 60% da população portuguesa se recusar a votar.

Se quem nos governa, continuar mais preocupado em governar a sua vidinha, que o país, a nossa democracia também terá os dias contados.

Sim, ao contrário do que muito boa gente diz, corremos o mesmo perigo que as outras democracias europeias correm (algumas já foram engolidas...). O que nos tem salvo dos populismos emergentes é ainda estar muito presente na nossa sociedade o "fantasma" da ditadura salazarista e marcelista. 

Mas daqui a dez, quinze anos, a maior parte das pessoas que viveram essa época tenebrosa, já desapareceu... Se nada mudar, estamos cá para ver (infelizmente).

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. Aí está uma coisa em que eu acredito.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se as coisas não mudarem, estamos "condenados", Elvira...

      Eliminar
  2. Cada vez temo mais isso, Luís.
    Uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. É uma preocupação a que não podemos ficar alheios. Os extremismos aproveitam-se sempre de contextos menos favoráveis para tomarem o poder em suas mãos criminosas.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não Lídia.

      Mas nem sempre sabemos o que fazer.

      Eliminar