sexta-feira, setembro 21, 2018

O Excelente "Big Mal & Companhia" do Gonçalo


Acabei de ler o ensaio, "Big Mal & Companhia", da autoria de Gonçalo Pereira Rosa, que recomendo a todos os leitores, especialmente aos largos milhares que gostam de livros e de futebol.

Os mais entendidos sobre o "Desporto-Rei", facilmente percebem que este título se inspira na época de 1981-82, em que o Sporting beneficiou da acção verdadeiramente revolucionária que Malcolm Allison  imprimiu no clube.  Acção relatada pelo Gonçalo com grande rigor e entusiasmo (ficamos colados às suas palavras da primeira à última página...).

Um dos principais atractivos deste livro é contar com o testemunho dos então pupilos do "Big Mal", que muitos anos depois reviveram e contaram, com emoção, muitas das histórias deliciosas que partilharam em Alvalade. É notório o seu orgulho por terem tido o prazer de serem treinados por um técnico diferente, que gostava de dar liberdade aos seus jogadores, para também lhes exigir responsabilidade, dentro e fora do campo. Esta nova filosofia acabará por colher bons frutos, tanto no campo desportivo como social. Além de terem conquistado o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, nessa época inesquecível, todos recordam com alegria, a amizade, a camaradagem e o convívio que existia no plantel, dentro e fora do balneário.

Também é feita justiça a João Rocha, presidente do Clube na época, que além de ter sido o principal "arquitecto" desta equipa, é um dos grandes dirigentes da história do Sporting.

Um dos melhores elogios que posso fazer a esta obra, é que li ,as suas mais de trezentas páginas, em apenas três dias. 

Embora goste bastante de ler ficção, não posso deixar de salientar que este ano tive o grato prazer de ler dois excelentes ensaios escritos por dois jornalistas portugueses. Refiro-me a este excelente Big Mal & Companhia do Gonçalo Pereira Rosa e também ao melhor retrato  que li do inesquecível "Verão Quente", Quando Portugal Ardeu de Miguel Carvalho.

4 comentários:

  1. Tomei nota. Um possível presente de Natal, para o Sportinguista cá de casa. A mim é leitura que não me seduz.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom presente para um sportinguista, Elvira. Palavra de benfiquista. :)

      Eliminar
  2. Bem sei que as recensões não se agradecem, nem se contestam, caro Luís. Mas gostei muito de ler as suas impressões sobre o livro. Vindo de quem vem, conta a dobrar! Um forte abraço desportivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo, não foi bem uma recensão que escrevi, foi apenas a opinião de leitor (que por acaso até é benfiquista...). De um leitor que gostou muito do livro, por estar muito bem escrito e também muito bem organizado. Não tenho qualquer dúvida que é um dos melhores livros que li sobre o futebol português.

      Eliminar