sexta-feira, setembro 28, 2018

A Ingenuidade não é Coisa dos Nossos Dias...


Raramente falo do facebook (bem ou mal). Quando me perguntam porque "não estou", desculpo-me com a falta de tempo e também com os blogues. E é verdade.

Claro que há mais qualquer coisa. Não me sinto confortável com toda a "familiaridade" e "amiguismo" que é inventada por conhecidos e desconhecidos.

O mais curioso é não sentir a sua falta. Apesar de todas as "suas qualidades", não vou lá. Nem mesmo espreitar, como quem não quer a coisa.

Na quarta-feira estive um pouco à conversa com duas amigas e acabámos por falar do comportamento humano e das provocações cada vez mais normais, difundidas diariamente nas "redes sociais", até mesmo de gente com rosto (a vergonha vai-se perdendo, com mais ou menos velocidade...).

Uma delas contou que por falar de mais (justificar-se com factos familiares pela sua ausência num lançamento de livro), foi quase apelidada de mentirosa, como se não se trabalhasse ao sábado neste país.

Claro que eu só lhe disse, que ela tinha falado de mais. Não tinha nada de contar o que os filhos faziam, muito menos se trabalhavam ao fim de semana. Ela disse que sim, fora demasiado ingénua.

Mas o mais certo é continuar a "falar de mais", porque o facebook também é isso...

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. Bom eu tenho FB. Não vou lá muito, mas vou. Se gosto dele. Acho que é uma feira de vaidades. Gosto muito mais dos blogues.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. É um bom "local" para espelhar as nossas perversidades. Como tudo, tem coisas boas e outras muito más.

    Abraço Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Maria.

      Foi e é uma boa oportunidade para tudo e para todos. :)

      Eliminar
  3. Luís, considero um bem cultivar a reserva. Até é uma forma de respeito para connosco e para com as nossas pessoas.
    Também, quem dá bastante importância à aprovação dos outros e fica aborrecido quando não a tem, deve ainda ser mais cauteloso com as justificações.

    Isto não tem que ver com o facebook, julgo. É das pessoas e cada uma faz o seu facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Isabel, tens toda a razão. O facebook não é culpado pelo que as pessoas fazem ou deixam de fazer por lá.

      Talvez seja a "ferramenta" que mais se aproxima do "espelho de feira", onde é possível aumentar ou diminuir a "vida", conforme a ocasião, a tal que dizem que faz o ladrão. :)

      Eliminar