quarta-feira, janeiro 31, 2018

A Mulher que Conta as Estrelas...


Já ultrapassou há algum tempo os oitenta anos e posso dizer que faz parte do meu roteiro diário, pois a sua casa e a sua "varanda" ficam quase logo depois da esquina, assim que saio do prédio onde habito, em direcção a uma das duas cidades por onde me reparto.

Falamos sempre, nem que seja apenas um bom dia, uma boa tarde ou até uma boa noite (mais no Verão, quando o calor pede rua...), às vezes três, quatro vezes por dia.

Normalmente passo sempre apressado (por ser esta a minha forma de andar e também por querer chegar a horas, onde quer que seja...), mesmo assim ela ensaia o dialogo, tanto me pode perguntar pela "patroa e pelas crianças", que já não vê passar há uns dias... como falar do tempo, aqueles coisas que metem vento, chuva ou um belo dia de sol... E nunca me esqueço de lhe oferecer um sorriso.

Um dos seus passatempos é contar as estrelas, procurar a mais famosa, a do Norte, que até faz parte de canções. Às vezes fala-me delas, quando nos encontramos já ao cair da noite.

Ela é o espelho maior da solidão das cidades, mas em vez de se fechar em casa, vem para o seu varandim em busca do "calor humano". Como é simpática, todas lhe oferecem no mínimo um cumprimento, que a ajuda a suportar o tempo e o espaço de uma vida quase vazia de gente...

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. e cada vez a solidão se sente mais...e, é mais violenta nas grandes cidades, e um sorriso é tão bom para quem recebe e não custa nada a dar.
    uma crónica muito actual.
    beijo

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, o sorriso é outro sol, para o interior de cada um de nós, Piedade...

      Eliminar
  2. A solidão é o cancro da sociedade atual. Nada, nem as doenças fisicas me assusta tanto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos, Elvira.

      Importante é não ficarmos fechados em casa.

      Eliminar
  3. Já acabei a história do Pedro Gama. Gostei da descrição das personagens (sobretudo do PG) e o enredo é atractivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste do Pedro, Maria. Vou dizer-lhe. :)

      Eliminar