terça-feira, outubro 25, 2016

Este Medo de ter Dúvidas...

De vez em quanto apanhamos erros alheios, que só acontecem porque as pessoas têm medo de perguntar qual é o porquê das coisas. E hoje como "falar com o outro" ainda está mais em desuso, errar acaba por entrar na normalidade dos nossos dias.

Como eu sempre fui um "perguntador" tenho dificuldades em perceber esta gente que prefere navegar no erro a fazer a pergunta normal, de como se faz ou de como é.

Às vezes questiono-me se se trata de orgulho, estupidez natural ou outra coisa qualquer. E concluo que além da "estupidez natural", há por aqui uma dose de "chico-espertice" e outra de falta de humildade (nota-se tanto isto, todos sabem tudo, até nas nossas casas sentimos que os nossos filhos são tão diferentes de nós...). 

Embora estejamos sempre a evoluir, ninguém nasce ensinado. Desta realidade ninguém escapa.

E eu continuo a pensar que é melhor ter dúvidas, perguntar, que falhar... 

Sei que se olharmos para o "topo da pirâmide" descobrimos um país de "falhadores" por excelência, desde o primeiro-ministro ao presidente da junta mais escondida do mapa. Só que isso não devia servir de desculpa ou de consolo para ninguém...

(Fotografia de Luís Eme)

8 comentários:

  1. Luís, não perguntar quando se tem dúvidas, pode ser: falta de oportunidade para questionar, timidez ou estupidez. Na maior parte dos casos é estupidez. Orgulho é um nome jeitoso que nestes casos convém dar à estupidez, apenas para não a nomear.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Isabel.

      Até porque o "orgulho" é uma estupidez. :)

      Eliminar
  2. Sempre ouvi dizer que perguntar era sinal de inteligência. Mas é verdade que hoje quase toda a gente quer parecer dentro de todas as coisas. E não têm dúvidas...
    Uma boa semana.
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes é só por timidez, vergonha, medo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre, Graça.

      Têm "vergonha" de passar por ignorantes, como se fossemos obrigados a saber tudo...

      Eliminar
  4. Há coisas que eu pergunto logo, outras que fico assim meio envergonhada em perguntar e depois quando posso vou pesquisar.
    Sei que não devia, mas ninguém pode saber tudo.
    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar