segunda-feira, setembro 19, 2016

Olhar para o Futuro e Ver Nada...

Eu sei que o Chico tem razão, o futuro não existe. Mesmo que esteja a apenas um segundo de distância das minhas palavras.

É por isso que também sei que o futuro pode ser uma coisa melhor ou pior, dependendo do nosso presente...

E olhar para as portugueses e para Portugal não ajuda nada. Olho e  perco a vontade de ditar soluções para isto ou para aquilo, entre passado, presente ou futuro. E começo a falar um pouco mais baixo.

Não sei até que ponto me deixo influenciar pelo facto de ter em casa um filhote de dezoito anos, sem saber muito bem o que quer do futuro. E o pior é que tenho a sensação de que o futuro ainda quer menos com ele...

Se ficar, pode acabar o curso e depois candidatar-se à condução de um "tuk-tuk" a um emprego na restauração ou na hotelaria. Mesmo que perceba que não se pode encher a cidade destas "motoretas", nem fazer de cada número de polícia um café, um restaurante, um hostel ou uma loja de "recuerdos". Porque isso parece-me não ser solução para coisa nenhuma.

Mas talvez este país esteja a caminhar para não ser " coisa nenhuma" e também para não ser "para ninguém". 

É possível que alguns empresários acreditem que a (sua...) "galinha dos ovos de ouro" é ficarmos por cá a fazer apenas parte da felicidade dos outros, esses todos que chegam do mundo inteiro com dinheiro para comprar quase tudo, até a nossa dignidade (se deixarmos...). 

Estes "empreendedores" têm os olhos cheios de cifrões e pensam que os portugueses como são simpáticos e gostam de ajudar os outros, que vêm de fora, são o povo "eleito" para  os servir (perto do que se entendia noutras épocas por "escravos" , embora devam continuar a ter a a mania que são cidadãos livres...).

(Fotografia de Alfredo Cunha)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. O nosso Portugal não é para velhos nem para novos, Margoh.

      Os outros, os do meio, lá vão cabendo, mas...

      Eliminar
  2. Parece que apesar de toda a evolução que o país teve nos últimos 60 anos, não serviu para nada.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é ma tristeza, Elvira.

      Sempre tivemos políticos mais preocupados com a sua vidinha que com o país e os portugueses...

      Eliminar