quinta-feira, setembro 29, 2016

O Cinema Continua a Ser um dos Nossos Melhores Espelhos


Sempre gostei muito de cinema.  Já o devo ter dito aqui, mais que uma vez.

Ainda me recordo dos primeiros filmes animados que vi no "Cine Pinheiro Chagas", dobrados em português do Brasil (foi por isso e por existir o Zé Carioca que durante a infância pensava que o Walt Disney era brasileiro).

Continuo a pensar que o cinema me ajudou mais a crescer que os livros. Até por ter deixado quase de ler na parte final da adolescência e começo da idade adulta.

Os nossos primeiros contactos com o bem e o mal -  pelo menos de uma forma explicita - aconteceu  com os filmes. Experimentámos pela primeira vez o sentimento de injustiça e de abuso de autoridade com os westerns ou policiais, que nos fizeram querer vestir a pele de "índio" ou "ladrão", e não de "branco" ou "polícia".

Com o amor e com o sexo aconteceu a mesma coisa. Até por ser uma coisa que não era normal falar-se em casa...

Mas além de também funcionar como "escola", continuo a pensar que cinema é um dos nossos melhores espelhos, com mais ou menos exageros...

(Fotografia de autor desconhecido)

4 comentários:

  1. Vi pouquíssimos filmes na minha vida, se exceptuarmos os que davam na TV.
    E ultimamente nem na TV. A não ser um ou outro que me desperte mais a atenção como foi o caso de "Os gatos não têm vertigens"
    Em compensação penso que exceptuando a juventude, nunca li tanto como ultimamente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler é mais calmo, não mexe tanto com as nossas emoções, Elvira.

      Eliminar
  2. Eu cresci com os livros, de certa forma, foram os meus primeiros filmes. O cinema acabou por chegar um pouco mais tarde.
    O cinema explora tudo o que pode captar a nossa atenção, tudo o que o pode "vender", espelha a nossa realidade, mas também o nosso passado, os nossos medos, bem como toda a nossa fantasia.

    Gostei, abraço e boa sexta-feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isso é verdade, Abelharuco.

      Bem vindo ao Largo. :)

      Eliminar