terça-feira, setembro 06, 2016

A Encenação Faz Parte do Mundo da Arte


Quando me perguntaram onde começava e acabava a "encenação" das fotografias expostas na Oficina de Cultura, comecei por sorrir, para depois dizer: «talvez comece na nossa cabeça, ainda antes de pegarmos na máquina...»

Seguiu-se uma conversa quase sobre a história de várias fotografias (minhas e do Aníbal e Modesto), das quais não tenho muitas dúvidas que as que tirei são as mais espontâneas e por isso talvez as menos encenadas.

Mas isso aconteceu apenas porque sou o mais "amador" e também o elemento da exposição, "Três Fotógrafos, Três Olhares", com menos conhecimentos técnicos (e por isso mesmo também o que explora menos a luz o tempo e o espaço...).

Quanto maior é o nosso conhecimento, mais sabemos o que queremos. Ou seja, é natural que quando vamos para a rua com uma máquina, saibamos aquilo que queremos fazer, mesmo que nem sempre seja possível a aproximação e adoremos ser surpreendidos...

E acrescentei que a "encenação" faz parte de todas as artes, com benefício para todos. Tudo aquilo que nos parece espontâneo normalmente dá muito trabalho...

(Fotografia de Aníbal Sequeira)

4 comentários:

  1. "Quanto maior é o nosso conhecimento, mais sabemos o que queremos." - Luís, fiquei pendurada nesta frase. Tenho muitas dúvidas que assim seja, salvo em situações muito específicas, como pode ser o caso de se querer captar determinada imagem. Em "universos" mais alargados, parece-me, e até tenho pensado muito nisto, que muita informação obriga-nos a maior disciplina e a um exercício mais apurado de escolha do que precisamos ou do que melhor nos serve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costumo responder "in loco", mas como foste bastante pertinente, Isabel, tenho de te dar um esclarecimento.

      A frase que tu escolheste não se refere ao geral, mas sim ao conhecimento de uma área artística. E aí sim, quanto mais conheces mais sabes o que queres.

      Isso não quer dizer que não se continue a navegar num "rio de dúvidas", mas todos nós sabemos que faz parte da vida...

      Eliminar
  2. Às vezes acho que quanto maior é o nosso conhecimento, menos sabemos... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é uma coisa diferente, Laura. É o conhecimento que trás a dúvida.

      Falo do conhecimento experimental, daquilo que faz com que trates as coisas com familiaridade, saibas até onde te podem levar.

      Eliminar