sexta-feira, setembro 09, 2016

A Amizade é a Melhor Forma de Amor que Existe

As pessoas em vez de invejarem os outros, podiam pelo menos tentar imitá-los, fazerem um esforço para se tornarem melhores pessoas. Claro que não estou a instigar ninguém a passar a ir à missa aos domingos ou a visitar qualquer templo moderno (daqueles que até têm música e dança). 

Estou convencido que bastava fazer um exercício diário ao espelho, exactamente contrário ao que a bruxa da história da bela adormecida fazia. Sei que se olhássemos mais para dentro de nós próprios, aceitávamos melhor os outros.

Tudo isto porque houve alguém que me questionou, porque razão perdia tanto tempo com os "velhos". Não fui capaz de responder com a brutalidade que a pessoa merecia. Apenas disse que a amizade não tinha idade. E não tem mesmo.

Só mais tarde, depois de mais duas ou três conversas circunstanciais - das que revelam quase tudo, se estivermos com atenção -  é que percebi que a pessoa em questão era demasiado solitária e também devia querer sentir a amizade assim, chegar à sexta-feira e sorrir quando pensa no almoço de segunda... nas coisas boas e nos disparates que se dizem, uns aos outros, entre uma e outra garfada do bacalhau com grão, com sorrisos, palavras quase gritadas, e claro, amor. 

Sim, amor. A verdadeira amizade é a melhor forma de amor que existe...

(Fotografia de Richard Avedon)

4 comentários:

  1. Luís, julgo que não existe amor sem amizade. Mas o inverso também é verdadeiro.
    E já que fiquei aqui pendurada com os conceitos, fui à procura.

    "Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afectiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo."

    "Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Isabel. Nós muitas vezes temos é pudor em usar a palavra Amor.

      Eliminar
  2. O Amor, Luís, não é para todos... Algumas pessoas estão tão centradas em si que não vêem os outros. A aceitação do outro, o tentar pôr-se no lugar dos outros não é para eles, portanto o Amor também não é...

    Digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Graça.

      Como será que combateremos todo este egoísmo e cinismo que nos cerca?

      Eliminar