sexta-feira, outubro 30, 2015

O Princípe Hamlet em Almada


Tal como não sou muito adepto de livros com mais de 300 páginas, também não gosto de filmes longos , pelo que à partida "torci o nariz" ao convite que me foi feito para assistir ao "Hamlet", no Teatro Azul, em Almada, a tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen encenada por Luís Miguel Cintra com quatro horas de duração.

Faz-me um bocado de impressão a paixão que os encenadores portugueses têm pelos chamados clássicos (especialmente as obras de Shakespeare, como é o caso...), até por achar muitas destas peças "chatas". Era também por isso que estava com medo de ficar com sono, com uma maratona teatral destas à minha espera...

Mas lá fui, ontem à noite, muito para ver aquele que poderá ser o último espectáculo teatral em que Luís Miguel Cintra participa. Ele é merecedor de todos os aplausos pela sua extraordinária carreira como actor e encenador.

E felizmente a peça acabou por ser uma boa surpresa, graças a um jovem de 22 anos chamado Guilherme Gomes, que fez muito bem de Hamlet.


E depois Luís Miguel Cintra tem o poder de chamar a atenção dos espectadores, pelo simples facto de aparecer no palco, mesmo que apenas se desloque de um lado para o outro. Há actores assim. O meu amigo Francisco Gonçalves, um dos melhores amadores da história do teatro almadense, com os seus 85 anos, também me provoca o mesmo tipo de reacção.

Sai do Teatro Azul satisfeito, muito graças ao jovem príncipe da Dinamarca, escolhido pelo encenador, que conseguiu que assistisse com interesse, e sem sono, a esta intriga milenar da autoria do dramaturgo mais representado do mundo.

4 comentários:

  1. Bom que valeu a pena.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não se deviam fazer peças de quatro horas, Elvira. Não faz muito sentido.

      Eliminar
  2. Fui colega de Faculdade do Luís Miguel, mas nunca tive a sorte de o ver no palco. Tem a voz e a pose do seu pai, o meu querido Professor Lindley Cintra, e só essas duas qualidades juntas ao seu especial talento e a cultura que apreendeu e acumulou desde que nasceu deram com certeza um artista fora de série.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão talentoso, que mesmo fora do sistema, Luís Miguel Cintra conseguiu ser valorizado como grande Homem do Teatro e da Cultura, Graça.

      Eliminar