sábado, agosto 15, 2015

As Leitura de Férias


Nestas férias li quatro livros, curiosamente bastante diferentes.  Ainda comecei outro mas entretanto regressei e não lhe voltei a pegar... 

O primeiro livro que li foi "Os Oportunistas" de Italo Calvino. A sua história poderia ser facilmente transportada para estes nossos tempos de gente esperta. Dois irmãos tentam ludibriar um vigarista profissional - um empreiteiro do piorio - algo impossível, claro. De engano em engano acabam rendidos ao talento natural e selvagem deste construtor de pesadelos.

O segundo foi uma estreia, li pela primeira vez Ruben Fonseca com "Axilas e Outras Histórias Indecorosas". Achei curiosa a linguagem livre, perversa, sem qualquer moral, ética ou o que quer que seja. Mas não fiquei rendido aquele "vale tudo", ao sexo estranho, e ainda menos às mortes gratuitas (e estúpidas...), quase sempre de mulheres. Valeu pela linguagem, pelas palavras novas que conheci, pelos conhecimentos técnicos oferecidos. Mas são mesmo histórias indecorosas...

O terceiro livro que li foi para férias a pensar no meu filho, mas acabei por ser eu o "leitor". Estou a falar do "Diário da Bicicleta" de David Byrne (esse mesmo, o músico). Embora David nos comece por dar uma panorâmica dos melhores lugares para se passear de bicicleta de várias cidades, acaba por ir mais longe e transformar esta informação num roteiro interessante e que ganha aos pontos ao guia velocipédico sobre ciclovias. Fiquei agradavelmente surpreendido pela leitura.

A leitura mais agradável acabou por ficar para o fim, apenas porque sim. Refiro-me ao livro de contos "O Fim das Bichas" do Alface. Gostei do humor presente em todas as histórias, assim como da acção, e claro, da sua qualidade literária. Fiquei com vontade de ler, "Cuidado com os Rapazes" e "Cá Vai Lisboa".

O óleo é de Stephen Scott Youg.

4 comentários:

  1. Também me fartei de ler na praia. Hábito antigo de quando só tinha tempo para ler e ler e ler nas férias. Hei de escrever lá no meu sítio sobre as minhas leituras de verão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Contrariamente ao que costumo fazer nas férias este ano não li absolutamente nada.
    Limitei-me a ir à praia, comer, dormir, e passear. A pé claro. Depois de meio ano doente, e em perspectiva de ter que sofrer uma cirurgia em Outubro, foi um mês para carregar baterias. E a verdade é que tenho estado tão bem fisicamente, que ponho a dúvida a cirurgia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férias é fazermos o que mais nos apetece, Elvira. :)

      Viva o descanso.

      Eliminar