segunda-feira, janeiro 19, 2015

Cristiano Ronaldo Sempre foi um Fora de Série


Quando se fazem comparações entre Ronaldo e Messi, os "lugares comuns" mais utilizados para contrabalançar as suas qualidades, são que um é fruto do trabalho e outro da genialidade.

Aconteceu mais uma vez, depois da atribuição da terceira bola de ouro, ao jogador português.

Além destas afirmações terem muitas vezes um objectivo redutor em relação ao talento de Ronaldo, são falsas.

Ronaldo desde menino, nas ruas do seu bairro, em Santo António, e depois no Nacional, mostrou a sua genialidade. Não foi por acaso que com apenas 11 anos, foi contratado pelo Sporting e depois com apenas 18 anos foi para Manchester. Claro que nestas duas últimas etapas, evoluiu muito. Graças à sua dedicação ao treino melhorou os seus índices físicos (é ai que reside a grande diferença entre os dois melhores futebolistas da actualidade) e hoje, além das suas qualidades técnicas, é um atleta fabuloso.

Se me disserem que Cristiano utiliza mais as suas qualidades físicas dentro de campo (a força e a velocidade), que Messi, isso deve-se apenas às características individuais de cada um, não tem a ver com genialidade ou outra coisa qualquer. Aliás, são essas mesmas qualidades físicas e a sua robustez, que fazem com que seja menos protegido pelos árbitros que Messi e sofra marcações implacáveis por alguns defesas irascíveis.

É por tudo isto que acho falaciosas as insistências de que Cristiano é produto do treino e Messi do seu talento individual. Até porque Messi chegou às escolas do Barcelona com 13 anos, onde fez a sua formação como futebolista. Cristiano Ronaldo chegou ainda mais cedo ao Sporting, onde foi muito bem aproveitado pela equipa de Aurélio Pereira e depois continuou a sua evolução no Manchester, com a arte de Alex Ferguson.

Que ninguém tenha dúvidas que Cristiano Ronaldo (e Messi...) é um fora de série e nasceu com um talento único para brilhar nos estádios de futebol. Talento que não se ensina nos treinos...

1 comentário: