domingo, janeiro 25, 2015

A Semana Começa ao Domingo


Sei que a missa ainda continua a ocupar as manhãs dos verdadeiros católicos, que além da fé, têm um bom motivo de vestirem uma roupa diferente dos outros dias, ao contrário de nós, que já nem conseguimos inventar um motivo novo para festejar este dia, que já foi santo. Nem conseguimos disfarçar que as nossas semanas começam invariavelmente aos domingos. 

Até o futebol, foi perdendo espaço e tempo. Por exemplo o Benfica só joga na segunda feira à noite, coisa impensável quando o futebol mandava mais que a televisão e os jogos se disputavam aos domingos à tarde, quase numa romaria parecida com a que rodeava as igrejas de manhã, mas muito menos silenciosa, bem ao jeito pagão.

Tudo começa a meio da tarde, quando começamos a pensar da semana que se avizinha, nos filhos que vão para a escola e em nós que temos um emprego à espreita. Na roupa que temos de vestir, na comida que temos de comer...

Às vezes penso que somos mais escravos da vida que os meus pais e avós. Claro que é mentira, pelo menos em parte. Somos sim, mais escravos do tempo. Os segundos, os minutos e as horas tornaram-se mais velozes, obrigando-nos a fazer tudo mais rápido, até a pensar...

O óleo é de  Emil Popgenchev.

6 comentários:

  1. Quando era menina, o dia era enorme, o mês nunca mais acabava e o ano nem se fala. Hoje Hoje começa um ano e mal nos descuidamos já estamos no fim dele.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é, Elvira, a idade aumenta e os dias diminuem...

      Eliminar
  2. sim, acho que somos escravos do tempo....

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesmo quando tentamos fugir, Piedade. :)

      (espero que estejas bem)

      Eliminar