quarta-feira, dezembro 10, 2014

A Voragem das Notícias Diárias


Uma das coisas que mais me irrita é a forma como são geridas as notícias, principalmente as televisivas. São oferecidas imagens repetidas, diariamente (em todos os blocos de notícias), ao ponto de cansarem as pessoas e de lhes oferecerem um forte motivo para o habitual "zapping", numa clara fuga ao "big brother" jornalístico.

As notícias quase que são editadas como se fossem folhetins telenovelescos, abordadas cada vez com menos seriedade. Mesmo que os dramas se mantenham, quase que desaparecem de um dia para o outro (apenas do nosso, claro, de telespectadores...). O Ébola foi "fechado" em África; o novo Estado Islâmico está no mesmo sítio, mas os portugueses estão em lista de espera do editor do internacional; a violência doméstica quando surge é tratada como um crime de sangue, normalizado; o BES, é a "novela do horário nobre", vai continuar na ordem do dia por vários anos, mas para nós, já está colocado de parte, até por mais uma vez, não se encontrar ninguém preso; a entrada da prisão de Évora continua a ser  tratada quase como um desfile ou entrada para uma festa, só falta a passadeira vermelha e as pessoas irem visitar Sócrates com roupas de gala.

É o país e os jornalistas que temos (cada vez mais reféns dos donos dos meios de comunicação). Um país cada vez mais triste e moribundo, diga-se de passagem.

O óleo é de António Fuentes.

2 comentários:

  1. É verdade!
    Para o bem da minha sanidade mental costumo tirar umas férias periódicas dos telejornais
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. esta televisão faz mesmo mal, Rita. é bom ir ver o mar. :)

    ResponderEliminar