sexta-feira, novembro 28, 2014

A Liberdade de Ser Livre


Não é preciso ficarmos prisioneiros, para percebermos o valor da liberdade.

Até porque há homens encarcerados que são mais livres que muitos que vivem por aí, aparentemente sem qualquer barreira, pelo menos física.

Embora a liberdade não seja um estado de espírito, sermos livres no pensamento (não foi por acaso que o poeta o escreveu...) é sempre uma ajuda boa, assim como a forma como conseguimos respeitar o outro, mesmo quando ele pensa coisas ao contrário de nós.

Sou de esquerda e tenho alguns amigos de direita. Sem qualquer conflito e com bastante humor à mistura. Até porque a dignidade e o carácter de cada um de nós não se deve medir pelas opções ideológicas, mas sim pela nossa prática do dia a dia.

Tudo isto porque hoje uma amiga especial ofereceu-me um poema, exactamente com o titulo, "A Liberdade de Ser Livre".

Acho que sou cada vez mais libertário. Provavelmente por não ter medo de utopias nem de sonhos...

O óleo é de Forrest Rodts.

6 comentários:

  1. .... mas logo esbarramos com a seca e opaca realidade!

    ResponderEliminar
  2. "Liberdade que estás em mim, santificado seja o vosso nome": Miguel Torga.
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo uma coisa sagrada, Graça "da ortografia bonita".

      Eliminar
  3. A liberdade na minha idade e na atual conjuntura é já muito pouca. Restringe-se a pouco mais que a liberdade de pensamento.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por isso é que devemos querer ser livres, mais livres, Elvira.

      Eliminar