domingo, setembro 11, 2011

Um Dia em que Perdemos Tanto...


Se há um dia no nosso tempo que simboliza perda, esse dia é o 11 de Setembro.


Perdemos todos tanto. E não estou a falar apenas das vidas que se perderam em Nova Iorque, Londres, Madrid, Iraque, Afeganistão, Índia, Paquistão, Israel ou Palestina.

Estou a falar no retrocesso civilizacional, na forma como voltámos a encarar o outro - e até a nossa própria sombra. A liberdade individual levou um grande abanão, voltámos a ser olhados de lado (e a olhar...) pela nossa cor de pele, pela religião que escolhemos, pelas roupas que usamos e até pela nossa origem, pela terra onde nasceram os nossos pais e avós.

Mas o pior, é que olho para o Mundo dez anos depois e fico com a sensação que se aprendeu tão pouco com o 11 de Setembro.

Nem precisava de escrever nada, esta imagem diz quase tudo (não é por acaso que foi imortalizada com uma estátua)...

Também podem ler-me aqui e ali.

10 comentários:

  1. A partir desse dia ficou-se a conhecer melhor países como o Afeganistão, o Iraque, o Irão, o Paquistão… e o fanatismo que rege alguns grupos … pelas piores razões.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um dia que ainda não acabou. Há ainda pessoas a sofrerem com a visão do horror que naquele dia experimentaram. Um triste dia para todo o mundo.

    Beijinhos, Luís e obrigada pelas reflexões sempre tão atentas.

    ResponderEliminar
  3. "Mas o pior, é que olho para o Mundo dez anos depois e fico com a sensação que se aprendeu tão pouco com o 11 de Setembro."

    Este parágrafo diz o que muitos milhares pensarão. Diz-se que o mundo mudou mas a distância geográfica e o tempo vão deixando pouco espaço para a reflexão. É triste que não pensemos quanto tudo nesta vida é efémero e vulnerável e que há valores que devem ser dominantes mas não o são porque assim o entendem os senhores mandantes do poder. A ambição cega e daí que nos vejamos confrontados com a maior crise financeira de sempre. Eu nunca a tinha visto e tu, Luís, muito menos.

    Beijinhos

    Bem-hajas, pela sensatez dos teus escritos.

    ResponderEliminar
  4. Ainda hoje fico com um nó. E quando estive na igreja perto (aquela que não caíu) alguma coisa se partiu em mim, em conjunto com os nova iorquinos...

    ResponderEliminar
  5. ficámos a conhecer melhor a natureza humana, o que a loucura,a irresponsabilidade e o fanatismo são capazes de fazer, Catarina.

    ResponderEliminar
  6. muito triste mesmo, Virginia.

    parece que a partir daqui tudo é possível, os filmes mais violentos desceram à terra.

    ResponderEliminar
  7. a estupidez, a ganância e o egoísmo, continuam sem limites, Isamar.

    e tudo indica que isto irá acabar mal.

    ResponderEliminar
  8. passados dez anos, ainda nos interrogamos, como e porquê, Laura.

    é uma página muito negra na história da humanidade.

    ResponderEliminar
  9. é verdade, só a imagem diz tudo, ou quase...

    beij

    ResponderEliminar
  10. sim, Piedade.

    é demasiado expressiva, mesmo a cinzento.

    ResponderEliminar