quarta-feira, setembro 21, 2011

Teimosias Antigas


Porque será que os que teimam em manter-se no outro lado da barricada, vendo diariamente "gente sub-humana" a querer qualificá-los de estúpidos ou de parvos, apenas por não se moverem por interesses, por não precisarem da presença de uma câmara a filmar para ajudar uma velhinha ou um cego a atravessar a rua, não desistem?


Será apenas por teimosia?

Todos os indicadores da sociedade actual indicam que se formos uns bons "filhos da puta", a vida é muito mais fácil. Sentimos-nos quase como "peixes dentro de água", por muito lodoso que seja o rio, lago ou oceano...

Entrei na velha divisão e consegui sorrir, ao olhar os rostos antigos de um álbum de fotografias. Acariciei as fotografias e pensei que é preciso resistir, mais que nunca, porque nunca houve tantos no mundo inteiro a querer matar a democracia, a sonharem num mundo apenas de meia-dúzia...

O óleo é de Kjetil Jul.

10 comentários:

  1. Como eu percebo a sua revolta Luís. Quando eu era menina, minha avó sempre dizia que andava meio mundo para enganar outro meio. Tudo evoluiu muito nestes anos. A velha frase hoje está obsoleta. Porque hoje andam 99% para enganar o que resta...
    Gosto do óleo apesar dos tons escuros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Continuo sem palavras para comentar, Luís! Não porque tenha deixado de saber escrever ou falar mas a minha indignação é tanta, sinto-me tão vilipendiada, tão amargurada, tão desiludida, tão revoltada que só penso em abandonar definitivamente a Europa.
    Neste momento,começamos a vegetar.Não estão a ser criadas condições para viver com dignidade, com esperança, com agrado.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Calma, amigo Luís! Este texto está mesmo muito forte! Nada de desepero, senão não aguentamos!
    Claro que somos tentados a sentir assim, mas há que enfrentar e tentar pôr a cabeça de fora enquanto a onda cresce e passa.

    (Gostei especialmente do seu 3º parágrafo. É assim como que um anti clímax, um grito de enorme revolta. E, claro, gostei do óleo - faz-me lembrar as minhas estantes com livros...)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi uma "guerra" tão economicista, tão desvastadoramente gananciosa, tão... fiquemos por aqui que a língua vem de férias e está viperina ;)

    ResponderEliminar
  5. as coisas estão mais complicadas, e a desconfiança está a aumentar, Elvira.

    ResponderEliminar
  6. sim, o nosso país é uma vergonha, Isamar.

    a justiça ainda consegue estar pior que no estado novo. esta gentinha que se governa mais do que nos governa, faz trapalhadas, rouba aquilo que é de todos nós e continua a escapar impunemente.

    ResponderEliminar
  7. eu não estou deseperado, Carol.

    mas são vergonhas a mais, as ilibações dos ladrões do BPN, as falcatruas do Jardim, e passam ao lado da justiça deste país.

    parece que vale mesmo tudo.

    quem tem vergonha na cara não se sente do mesmo país desta gente ordinária e desonesta.

    ResponderEliminar
  8. é uma vergonha, Helena.

    não sei onde iremos parar.

    já falta pouco para o pais estar completamente parado.

    ResponderEliminar
  9. Acredito que não é por teimosia, mas por fé numa verdade maior. E também acredito que quem tem uma alma medíocre terá o seu retorno. A seu tempo.

    Beijinhos, Luís

    ResponderEliminar
  10. eu sei que eles olham-se ao espelho, e que por mais mentirosos que sejam, devem ter os seus problemazitos de consciência, Virginia, mas não mudam de atitude.
    isso é que é grave.

    ResponderEliminar