sexta-feira, julho 10, 2009

O Homem das Mil e Uma Histórias

Uma das coisas que me fazem sentir afortunado, é ter alguns amigos com quem dá gosto falar, sentindo que as nossas conversas nunca se esgotam. É sempre o relógio a ditar a despedida...

Normalmente falamos de tudo e de mais alguma coisa. Inclusive das nossas vidinhas.
Gostei da conversa de hoje ao fim da tarde, porque nunca um amigo comunista me tinha explicado tão bem o porquê de não ser filiado no Partido. E se ele é comunista, até os outros que têm cartão o tratam por Camarada, com cê grande...
Explicou-me que sempre gostou da solidariedade e do espírito de entreajuda que existe no partido, mas as reuniões, aquele "fado hilário" cheio de lenga-lengas e de cassetes, próprias de quem é incapaz de pensar pela sua cabeça (são palavras dele...), fizeram dele o comunista mais livre do mundo, sem cartões e sem obrigações.
O que me ri com alguns exemplos que apareceram à mesa da esplanada. E o que fiquei sério, com algumas histórias de pessoas simples, que amam incondicionalmente o Partido, pelo que ele representa, sem se preocuparem com quem manda ou com quem "chupa na teta" (outra expressão dele...).
Não conheço ninguém como este Homem, completamente despojado de bens materiais, para mal dos pecados da família, que não lhe perdoam esta fraqueza, de ser solidário com quem precisa, sem nunca se preocupar se é cigano, romeno, preto ou amarelo.

12 comentários:

  1. felizmente conheci alguns assim, luís

    se calhar foi já há muito tempo,
    mas fizeram-me acreditar no Homem.


    Um beijo e um prazeiroso fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. É bom ter amigos assim, que contribuem para enriquecermos em conhecimentos, amizade, solidariedade,etc, e que ainda nos dão lições de vida sem se aperceberem que o estão a fazer.

    ResponderEliminar
  3. Como eu sei o que isso é.
    Não destoava nessa mesa.
    Forma de me expressar, tá visto :-)

    ResponderEliminar
  4. Ainda existem os Homens Bons, felizmente...

    Beijos, Luís M.

    ResponderEliminar
  5. Esses teus encontros deliciosos no café...:)
    Bjtos, Luís

    ResponderEliminar
  6. ainda há pessoas assim, claro que fazem parte "doutro mundo", Maré...

    ResponderEliminar
  7. é verdade, Anita.

    aprendemos sempre...

    ResponderEliminar
  8. acredito que não, Lucubrina.

    ResponderEliminar
  9. pois existem, M. Maria Maio.

    ResponderEliminar
  10. podes querer, Lúcia. tenho conhecido pessoas extremamente interessantes pelas suas histórias de vida, graças à pesquisa que preciso de fazer para alguns livros que tenho escrito.

    ResponderEliminar
  11. são HOMENS como esse que fazem falta neste país de pequeninos....

    ( independente mente das ideologias )


    .
    um beijo

    ResponderEliminar
  12. é verdade, Gabriela.

    e somos pequeninos ao ponto de nos preocuparmos com as coisinhas pequenas e desculparmos ou passarmos ao lado dos grandes problemas.

    chateia-me imenso que as pessoas se preocupem mais com a vizinha que comprou um carro novo que com o presidente da câmara corrupto (é só um exemplo) que tem um mercedes, um BMW e um bentley...

    ResponderEliminar