domingo, agosto 10, 2008

A Incompreensão "Olímpica"...

Telma Monteiro foi a primeira verdadeira candidata lusa a sucumbir na "lotaria" das medalhas...
Espero que os jornais e os jornalistas não a "massacrem", e percebam, que se há alguém triste e desiludido com o nono lugar alcançado, é ela...
Estas histórias de incompreensão desportiva, levam-me sempre a pensar no Fernando Mamede, um dos melhores atletas de sempre do nosso país, que foi inclusive recordista mundial dos 10.000 metros e imbatível durante algum tempo nas principais competições mundiais de atletismo, se ignorarmos os Campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos.
Nestas competições acusava de tal forma a responsabilidade da conquista de uma medalha, quase exigida pelos portugueses, que ficava sempre aquém das expectativas, por não aguentar a pressão...
Se Mamede tivesse contado com o acompanhamento psicológico que existe na actualidade, acredito que a sua carreira teria sido diferente.
Quando me lembro das reacção dos jornalistas e de muitos portugueses (até lhe destruíram a loja na Avenida de Roma...), pergunto, como foi possível que um atleta com tanta qualidade e capacidade de trabalho, fosse tão incompreendido, especialmente pela comunicação social, nesses tempos muito pouco especializada e esclarecida em relação a tudo aquilo que era marginal ao futebol no mundo do desporto...
Para Fernando Mamede, para a Telma e para todos aqueles que sonham com medalhas (que eventualmente lhes escaparão, pois só existem três por competição...), o meu abraço de companheirismo e agradecimento, pelo muito que têm feito pelo desporto português.
A fotografia que ilustra este texto é de Fernando Mamede, abraçado ao seu treinador de sempre, Moniz Pereira, uma das poucas pessoas que sempre o compreendeu e tentou proteger, ao longo da sua carreira, depois de ter batido o Recorde do Mundo dos 10.000 m.

12 comentários:

  1. Este post devia ser lido pelos jornalistas desportivos (e não só), porque de facto às vezes tornam-se autêntias "máquinas trituradoras"...
    Excelente reflexão...

    Beijinho, Luís

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem deste enorme sofrimento do Fernando Mamede e nós a sofrermos com ele e por ele...
    Quer dizer alguns de nós!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É impossível esquecer o Fernando Mamede. Mas é assim: tão depressa se aplaude, como se insulta...
    Um abraço Luís.

    ResponderEliminar
  4. Espero sinceramente que sejam mais os aplausos que os insultos, seja qual for o resultado, está ali muita dedicação, muito é deixado para trás (vida pessoal) por um objectivo desportivo, merecem o nosso apoio em todas as horas.

    Beijos, Luís M.

    ResponderEliminar
  5. Este post devia ser publicado nos jornais, devia ser do conhecimento de todos. Fantástica a tua solidariedade para com aqueles que nos representam neste momento nos Jogos Olímpicos. Bem hajas! Não está a correr tão bem quanto desejamos mas há que continuar porque eles fazem o melhor.
    Quanto ao Fernando Mamede, um homem de afectos como há poucos, vai um beijo de gratidão. Teria sido muito, muito grande se esse apoio de que falas, existisse na altura. Para o Professor Moniz Pereira também deixo um beijo do tamanho das alegrias que nos proporcionou.
    Bem hajas, Luís!Os teus posts enriquecem a blogosfera, dão-lhe qualidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu li algures - num jornal desportivo, acho eu... - que havia no pavilhão, em Pequim, uma claque organizada, de 15 pessoas, pagas pelos patrocinadores da Telma Monteiro, e prontíssimas para festejar já a medalha de ouro que ela iria conseguir! Segundo o mesmo artigo, a atleta tinha conhecimento disso e sentiu-se demasiado pressionada... o que não seria caso para menos!

    Estou só a reproduzir o que li. Mas, se for verdade, dá que pensar, não é?

    Talvez os "maus", os que "pressionam", não sejam só os jornalistas.

    Como vão longe os tempos do Fernando Mamede!

    Cumprimentos, Luís!

    António Vitorino

    ResponderEliminar
  7. somos quase todos "máquinas trituradoras", Maria...

    queremos as medalhas do nosso contentamento...

    ResponderEliminar
  8. pois, alguns de nós, Rosa...

    ResponderEliminar
  9. e o Fernando Mamede ainda por cima tem o coração próximo da boca, Graça...

    ResponderEliminar
  10. acho que sim, as mentalidades mudaram, tanto do público como dos atletas, M. Maria Maio.

    ResponderEliminar
  11. acho que não Sophiamar, alguns jornalistas não iam gostar muito...

    és uma querida...

    ResponderEliminar
  12. mesmo que isso fosse verdade, não o vejo como factor perturbante da Telma, Vitorino...

    o que a perturbou (e de que maneira) foi a forma como os juizes ajuizaram o seu combate com uma atleta da casa. sentiu-se injustiçada.

    ResponderEliminar