sábado, julho 07, 2007

Cinco Livros Que Quero Ler...

A minha conterrânea MC, do Jardim de Luz, quer saber quais foram os últimos cinco livros que li.
Pois é, vou subverter mais uma vez a ordem das coisas nas "correntes". Não por qualquer mania, apenas por uma razão muito simples: como estou a escrever um livro sobre Cacilhas - encomenda da Junta de Freguesia de Cacilhas - com o meu querido amigo Fernando Barão, os últimos livros que tenho lido têm sido leituras em que a obrigação se intromete com o prazer.
No entanto alguns livros acabaram por se revelar boas surpresas ("Os Comeres do Mar da Palha", de Carlos Consiglieri e Marília Abel; "Barcos do Tejo", de Manuel Leitão). Outros foram releituras agradáveis ("Cais do Ginjal", de Romeu Correia; "Cacilhas - Memórias Soltas", de Fernando Barão, "Cacilhas dos Tempos Idos", de Eduardo Alves).
É por isso que acho mais importante falar dos livros que quero ler, agora que as férias estão a chegar. Vou levar até ao Sul: "Cemitério de Pianos", de José Luís Peixoto; "Livro de Memórias", de Teixeira de Pascoaes; "O Vendedor de Passados", de José Eduardo Águalusa; "Hotel Memória", de João Tordo e "Mais Além", de João Garcia.
Espero conseguir lê-los, todos...
Como é óbvio não vou lançar desafios a ninguém. Mas aproveitem as férias para ler, é sempre um prazer viajar dentro das páginas dos livros.
Boas Leituras.

17 comentários:

  1. O Cemitério de Pianos e o Mais Além - depois do Evereste são boas leituras, sim.
    O vendedor de passados está na minha calha, assim como As mulheres de meu pai (acho que é assim que se chama) do Agualusa.

    Boa leitura, então...

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma boa escolha. Conheço alguns deles e já li vários livros do Agualusa e Peixoto. Os outros autores conheço mas tirando o Pascoaes não li nenhuma obra. A areia dos sítios que falo no meu post são brancas como cá, talvez um pouco mais grossa mas não muito.
    Bjs
    TD

    ResponderEliminar
  3. Hoje o meu café terá um sabor diferente.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. são uma excelente escolha, especialmente José Luis Peixoto e Teixeira de Pascoaes.

    um abraço
    jorge vicente

    ResponderEliminar
  5. Acredito que sim, são autores que gosto Maria.

    ResponderEliminar
  6. Também não li nenhum livro do filho do Fernando Tordo, mas estou curioso, Teresa. As criticas têm sido óptimas.

    Ainda bem que a areia é branca.

    Só me lembro de ver areia escura no Adriático...

    ResponderEliminar
  7. Que bom Maria...

    Boa leitura...

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que fizeste este post. Eu não estou em férias, mas sou uma peregrina em torno de literatura portuguesa contemporânea o q, neste caso, não é um exagero, é preciso fazer peregrinações para encontrá-los ou ter amigos em uma livraria, o que é o meu caso, para solciitar e conseguir as encomendas. Vou já atrás do Agualusa e do José Luis Peixoto. Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de ambos. São duas boas escolhas, sim senhor, Ida.

    ResponderEliminar
  10. Luis , mas que boas escolhas fizeste. O Peixoto esteve aqui em Alpiarça a lançar o seu Cemitério de Pianos , que nós quando começamos, não queremos mais parar de ler .
    Boas leituras e bom fim de semana
    bjo
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  11. O Cemitério de pianos também está nos meus planos para estas férias...

    ResponderEliminar
  12. Vou combinar um encontro com o José Luís Peixoto, pois fiquei com vontade de falar com ele sobre as histórias e as personagens deste excelente livro, Ana Paula...

    ResponderEliminar
  13. Lê que vale a pena, Redonda...

    É um livro excelente, que chega a fazer "doer"... tal a densidade e a fatalidade das suas personagens...

    ResponderEliminar