domingo, maio 13, 2007

O Mistério de Fátima


Hoje é o dia maior do Santuário de Fátima.
Segundo a versão oficial da Igreja Católica, comemora-se o aparecimento de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, ocorrido há exactamente noventa anos.
São esperadas mais de 500 mil pessoas em Fátima, vindos de vários cantos do mundo, para gáudio dos comerciantes locais.
Sempre me fez confusão este Milagre. Embora acredite que as três crianças tenham visto algo fora do normal, a manipulação e massificação do fenómeno, por parte da Igreja e do Estado Novo - à qual não é alheia a forte ligação entre Salazar e o Cardeal Cerejeira - faz com que pense, que se trata de uma mitificação.
A história dos "segredos" da irmã Lúcia ainda fez com que ficasse mais convencido, de que se trata de um uso e abuso, do que aconteceu na Cova de Iria. Até o próprio Vaticano se tem aproveitado do "Milagre", alargando a trilogia interna defendida pelo nosso ditador, enquanto governou: Fátima, Pátria e Família.
Claro que, como todas as manifestações que envolvem multidões, há uma partilha de sentimentos e emoções, que tornam o Santuário num lugar mágico, onde as pessoas se sentem bem.
É também por isso que Fátima continua um mistério...
A fotografia que acompanha o texto é da Cova de Iria, no dia 13 de Outubro de 1917.

10 comentários:

  1. Sou irremediavelmente céptica em relação a este "mistério" tão lucrativo e manipulador há quase um século. Logo não me estendo em considerações.
    Como não tenho o teu email aproveito este espaço para te dizer que privei na Expresso durante anos com o Manel e mts outros. Com o tempo deslocaram-se para o Solar das Galegas nas escadinhas do Duque. Ainda se encontra por lá algumas pessoas, mas para mim já não tem mto sentido que aquelas que realmente tinha amizade todas morreram. O resistente era o Herberto Helder com quem mto gostava de conversar mas desde que adoeceu também já por lá não pára. Foi uma coincidência engraçada a que contas no teu comment.
    Bom Domingo e bjs
    TD

    ResponderEliminar
  2. Estou totalmente de acordo com as tuas palavras. Cada vez é maior o lucro fácil em torno deste "milagre".

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  3. Nem mistério, nem milagre, mas apenas a força de uma instituição que ao sentir-se posta em causa não teve pejo de usar crianças para os seus fins.
    Sabiam que Lúcia nunca enxergou dois palmos á frente do nariz e refiro-me à sua miopia que em off era afirmada pelo seu oftalmologista?
    Joaquim

    ResponderEliminar
  4. Eu também Teresa...

    Já que falaste nesse "monstro" da poesia, tão misterioso e avesso a entrevistas e notoriedade, para quando umas palavras sobre o Herberto Helder?

    ResponderEliminar
  5. E tiveram uma das maiores enchentes de sempre Maria...

    Realmente, somos um país, que vive à espera de milagres, por isso...

    ResponderEliminar
  6. Esta igreja é toda ela um mistério, ou talvez não. Estar ao lado dos fortes e ricos, sempre foi sinal de mais conforto e poder.

    Jesus é que não deve achar muita piada a estes discipulos, Joaquim.

    Em relação à Lúcia, deve ter sido uma pobre coitada, a vida inteira, já que teve de viver fora do mundo.

    ResponderEliminar
  7. quando a fé se transforma num negócio, pouco sobra de credível...

    (tem ali dois "o" seguidos na frase sobre o vaticano - desculpe o reparo)

    ResponderEliminar
  8. Tens razão Alice (obrigado pelo reparo, vou já tratar do O...).

    ResponderEliminar
  9. Vivo cá e apenas te digo que o que aqui se passa é uma mistura de fé, de crendice, de exibicionismo, de alegre romaria muito bem aproveitada pelas pessoas que vivem deste negócio.

    ResponderEliminar