quinta-feira, dezembro 02, 2021

A "Alma do Romance e a "Dança com as Palavras" ...


Houve uma amiga que me chamou a atenção sobre a maneira como vou "dançando com as palavras", aqui no Largo (foi esta a expressão...). Espanta-se com a forma como passo da política e do futebol para a cultura, sem me esquecer de descrever o que vai acontecendo nas ruas.

Como é alguém das culturas prefere que o assunto seja sobre livros, música, cinema ou teatro. Só que este é um blogue mais "sobre o que me apetece", que cultural...

Entre outras coisas, falámos sobre o último romance que li ("A Gorda" de Isabela Figueiredo), que ela já lera há uns tempos. Ambos gostámos de ler esta história, que por acaso, tem como cenário a nossa Margem Sul. A única coisa com a qual não estivemos de acordo, foi com a sua definição. Para mim trata-se de uma autobiografia e não de um romance. Embora no nosso país se tenha instituído chamar a quase tudo romance. Talvez tenha a ver com o negócio, porque este é o género literário que mais vende (os livros de autoajuda estão fora da lista...).

Acabámos por falar de mais três livros, em que ambos concordámos que se tratavam de "romances falsificados", pois percebia-se que eram contos, que depois foram "montados" de uma forma que permitiam ser "colados com cuspo". Um leitor experimentado, percebia com facilidade que lhes faltava a alma do romance...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:

  1. Quais eram os três livros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca ouviste dizer que a "curiosidade matou o gato", Gabi?

      Não te vou revelar os três, por uma questão simples, dois deles não são conhecidos. E um deles até é nosso amigo comum e conhecemos a história do livro, de como ele "colou" uma série de contos para concorrer a um prémio literário.

      Mas falo do livro mais sonante, que se fartou de ganhar prémios, "As primeiras coisas", de Bruno Vieira Amaral.

      Para nós não é um romance, mas sim a colagem de uma série de biografias de habitantes do bairro, ou seja, o bairro é que é o romance. Claro que se trata de um livro de qualidade, bem escrito, mas falta-lhe a "alma" do romance. Claro que são meras opiniões pessoais.

      E tu, leste " A Gorda"? O que é que pensas? E em relação a "As primeiras coisas"? (também faço perguntas, não és só tu...)

      Eliminar
  2. Li "A GORDA" e gostei.
    Também acho que seja mais uma autobiografia que um romance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não deixa grandes dúvidas, Severino.

      Eliminar