segunda-feira, janeiro 25, 2021

Já é Mais que uma Ameaça...


O populismo da extrema-direita já é mais que uma ameaça, começa a ter expressão eleitoral.

Os resultados das eleições presidenciais de ontem à primeira vista parecem estranhos, e até absurdos, se pensarmos que o candidato xenófobo, racista, homofóbico e com alergia à democracia (para não dizer outra coisa...), ficou em segundo lugar em quase todos os distritos do país. E conseguiu ainda esta coisa curiosa de ter obtido os seus melhores resultados no Alentejo (20% em Portalegre, 16,7 % em Évora e 16,1 % em Beja), que durante anos e anos foi comunista.

Penso que não é o caso de "os extremos tocarem-se", como me disse, com alguma ironia, um amigo ao telefone. São talvez os filhos e netos desses comunistas, desiludidos por mais de quatro décadas desta "governação a brincar", que nos fazem  pensar tantas vezes que os "taxistas" e "barbeiros" deste país têm razão. Esses mesmo, que só não ostentam a fotografia de Salazar nos seus carros e barbearias, por terem medo de perder a clientela...

Incomodou-me bastante que no meu distrito (de esquerda desde Abril...) o candidato da extrema-direita tivesse ficado com a mesma percentagem de votos da Ana Gomes. Mas como eu só tenho direito a um voto, pouco posso fazer...

O que eu gostava mesmo era que os políticos tirassem ilações destes resultados (o que mais uma vez não deverá acontecer...) e que ministros como o senhor Cabrita metessem a "viola no saco" e fossem "desafinar" para a sua casa. Mas quando Rui Rio (que pode ser quem tem mais a perder com este "avanço") teve o desplante de falar ontem à noite como um "vencedor", em toda a linha, está tudo dito...

(Fotografia de Luís Eme - Alentejo)


14 comentários:

  1. Não foi nada que não me passasse pela cabeça quando vi as imagens dele em campanha a ser quase impedido de andar na rua e a policia a protegê-lo. Maltratar um politico em tempo de eleições aumenta-lhe sempre os votos, há vários exemplos o último dos quais Bolsonaro. O candidato assume a auréola de mártir e os eleitores tendem a premiá-lo. Depois ontem ouvi algo que não sei se é ou não verdade. O Alentejo é a zona de maior implantação de comunidades ciganas. E ele prometia correr com os ciganos, não era?
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Elvira.
      A minha filha viveu quase dois anos em Beja e aquilo está carregadinho deles. As pessoas estão fartas!

      Eliminar
    2. Sim, há quem tenha pena dos "coitadinhos", mesmo que a "pedra" tenha sido apenas uma "caixa de pastilhas elásticas", Elvira.

      E há realmente esse problema social no Alentejo... da gente que continua a não saber o que é viver em sociedade.

      Eliminar
  2. O que faz isto é uma consciência colectiva de falta de fé nos partidos que temos tido até agora.
    Há um desacreditar no sistema, o povo precisa de uma mudança, algo que dê um abanão. Atenção que eu não concordo com os ideais desde senhor, mas penso que o que causa estes seguidores é o reconhecer do povo que as coisas também não têm estado bem até agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ele não é a solução! Basta ler o programa do seu partido! É de fugir!

      Eliminar
    2. A Maria disse tudo, Micaela.

      Temos de ser mais inteligentes e perceber que com ele teremos um país ainda mais desigual, repressivo e pobre...

      Eliminar
  3. -Mas não querem todos acabar com a corrupção?

    -Mas a maioria das pessoas não desejava que os ciganos cumprissem as mesmas leis, respeitassem as autoridades e restantes cidadãos?

    -que pagassem os mesmos impostos, tivessem as mesmas obrigações e os mesmos direitos que a restante população?

    -que respeitassem a restante população, tentando integrar-se na sociedade (nada fazem para isso, pelo contrário -basta ver o comportamento de alguns em determinadas situações).

    -que o n°.de deputados fosse reduzido na Assembleia da República?

    Então porque é que os outros partidos, nomeadamente os de esquerda, não o dizem alto e bom som? Não têem coragem de actuar ou porque o politicamente correcto é que lhes interessa e querem é defender somente os seus interesses?

    -Porque é que permitem que um banha da cobra/charlatão sem idéias diga aquilo que as pessoas querem e gostam de ouvir? E porque não o conseguem desmascarar?

    São tudo perguntas que deixo no ar, mas que levaram à perigosa situação actual.


    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fácil dizer isso tudo, Severino.

      Já outros o dizem (toda a esquerda, o PAN, o Iniciativa Liberal, querem acabar com isso tudo) e disseram.

      A teoria é muito diferente da prática.

      A única diferença é que nunca houve um discurso tão agressivo, tão "terra a terra", é como se estivesse na barbearia do Zé Manel ou entrasse num táxi, conduzido por um "sabão" qualquer.

      Eliminar
  4. É uma náusea viver numa freguesia onde ele teve 17,14!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Rosa. Foi o que senti por aqui, em Almada e no distrito de Setúbal...

      Eliminar
  5. Este partido é muito perigoso. Promete coisas que nem sequer estão no seu horizonte fazer. Basta ler o seu programa! É verdadeiramente assustador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas 99% das pessoas que votaram nesse senhor não conhecem o seu programa, Maria, só o seu discurso populista...

      Eliminar
  6. Tens razão, Luís! O Hitler também convenceu muita gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, falando ao "ego" dos alemães, Maria, os "arianos" perfeitos...

      Eliminar