quarta-feira, outubro 26, 2016

O Vicio de Criar...


Chamei-lhe vicio, mas poderia chamar-lhe necessidade, sim, necessidade de criar.

Penso que hoje as pessoas sentem mais vontade de criar, de fazer algo de artístico. Isso acontece por várias razões. Por um lado, a sociedade de hoje está mais fechada, tornou-se mais individualista e egoísta. Acho que a "solidão", o estarmos mais tempo apenas com nós próprios, faz com que se pense e se imagine mais. Por outro lado, as pessoas a partir do momento que os filhos se tornam adultos, passam a ter mais tempo livre, viajam mais pelo passado e voltam a fazer coisas que gostavam, e para as quais achavam ter algum jeito (escrever, pintar, tocar, cantar...). A maior parte das vezes fazem-no apenas para satisfação pessoal, para se sentirem vivas.

Eu próprio assumo que escrevo  por necessidade. Embora exista uma lista longa de coisas que me levam a escrever, sei que o "jogo de palavras" me ajuda bastante a manter o equilíbrio emocional.

(Isto de escrever directamente para o "bloguer" tem que se lhe diga. Tinha pensado falar do meu amigo João, dos problemas que tem graças ao seu "vício de criar". Por muito bom músico que seja, os vizinhos não estão para aturar a sua inspiração. Segundo ele, já nem paciência têm para ouvir baladas, quanto mais para alguma coisa mais mexida e elaborada. Se mora na Margem Sul e ouvir tocar viola num lugar isolado, pode ser que seja o João...).

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. ... e eu que nunca gostei de baladas... Não moro na Margem Sul, por isso não corro o "risco". :)))

    Beijinho sorridentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Graça. :)

      (ainda mando o João ir tocar para Leiria com o David Fonseca)

      Eliminar
  2. talvez já tenha ouvido o João ou outro qualquer João, por vezes fico quieta a ouvir e há tantos que cantam e tocam tão bem que até faz confusão saber que (talvez) nunca ninguém dará por eles.
    gostei e concordei com todo o teu texto, muito bem escrito como é habitual.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  3. Em tempo: gostei muito da fotografia de suporte ao texto que penso ser tua e captada no Cais das Colunas... :

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É minha e é da esplanada que fica a meio, entre o Cais das Colunas e o Cais Sodré.

      Eliminar