sexta-feira, setembro 18, 2015

Há Dias que Não São Dias (São Mais Pesadelos...)


Há muito que não tinha um dia como o de ontem, que só melhorou quando o sol se começou a ir embora.

Começou a meio da manhã numa reunião em que alguém "roeu a corda" e deixou-me com um dilema que tenho de resolver até segunda. E que provavelmente vai ser resolvido com a desistência, algo que não costuma fazer parte do meu léxico, mas como se trata de um projecto colectivo, é essa a vontade da maior parte das pessoas (apesar de já existir algum investimento pessoal). O mais curioso foi a mudança se ter dado em menos de 24 horas. Antes de ontem aparentemente estava tudo bem e ontem, «não dá, não há tempo, não tenho gente disponível», entre mais desculpas cheias de farrapos.

A única certeza que tenho é que não voltarei a trabalhar com a dita pessoa, no que quer que seja.

Ao final da manhã passei por uma bilheteira para tirar o passe da minha filha do metro de Almada (que têm 25% de desconto no regresso às aulas...). Mostrei o passe e o cartão de cidadão mas disseram-me que era preciso uma fotocópia do cartão de cidadão e um comprovativo da morada. Quando lá voltei com os papeis pedidos a jovem do guichet disse-me que também era preciso uma declaração da escola onde ela andava. Perguntei-lhe porque não disse isso da primeira vez, ainda tentou dizer que me tinha dito, quase a engasgar-se, para depois dizer que se devia ter esquecido...

Mas ainda havia mais aventuras à minha espera. Fui à escola onde ela está matriculada e disseram-me que a declaração só podia ser passada na sede do agrupamento. Mais uma volta ao carrossel e, reparem só, a secretaria da dita escola estava fechada durante a tarde, só abria de manhã no dia seguinte.

Claro que depois de toda esta confusão borrifei-me para a "oferta" dos 25% e comprei o passe ao preço normal.

Há muito tempo que não me lembrava de ter tido um dia assim.  Talvez sejam as "dores" de se ser português. E como eu fujo como o "diabo da cruz" de lugares como finanças, segurança social, centros de saúde ou centros de emprego, sou um pouco "estrangeiro".

O óleo é de Ray Hare.

6 comentários:

  1. è isso mesmo que se pretende: dificultar as coisas para as pessoas desistirem e pagarem, pagarem, pagarem... Que raço de país este!!

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    1. É uma mentalidade tão rasteira, Graça.

      Dizer-se que as pessoas t~em direito a isto e depois criarem-lhe todo o género de dificuldades.

      É nestes aspectos que não sou daqui. Vim cá parar...

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  2. Eles acabam por vencer pelo cansaço. Ando às voltas com um problema da Meo há dias. Todos os meses pago a factura que vem sempre para o dia 1, no dia imediatamente anterior, ou seja a 30 ou 31. O mês passado ao receber a factura verifiquei que me vinha debitado 5 € de um serviço que não tenho. Telefono para o 1696, e depois de um bom tempo de espera enquanto a menina verificava o que se passava, foi-me dito que tinha sido engano, que já tinha feito o crédito dos 5 € e portanto deveria pagar só o valor do costume, coisa que fiz no dia 31 de Agosto. A meio deste mês comecei a receber mensagens, primeiro escritas, depois de voz. avisando que tinha uma factura em atraso, que ia ser penalizada com 3€ de multa e que se não pagasse no prazo de 8 dias, me cortavam o serviço.
    Telefono para o 1696, e depois de outra longa espera, a menina, diz-me que eu tenho em divida o mês de Agosto, no valor de 14.97€ e que eu paguei 14.98€ (valor do pacote contratado) mas que foi o mês de Setembro. Ora o mês de Setembro estava a meio, como era possível ter pago o de Setembro e ficar em falta Agosto? -Perguntei perplexa.
    Simples, -responde ela, a colega ao fazer o débito debitou 5.01€, pelo que eu teria de ter pago 14.97€ Como paguei mais um cêntimo o valor passou para a factura seguinte e mantém-se em falta a anterior.
    Então e que culpa tenho eu disso, para ser penalizada com 3 € de multa e ameaçarem cortar-me o serviço? pergunto já com vontade de ser malcriada.

    Pois não tem culpa, mas eu também não, é o sistema. Aguarde um bocadinho que eu vou fazer o crédito e pôr uma nota aqui, para não voltarem a incomodá-la.
    Bom depois desta conversa, já recebi mais não sei quantas mensagens, e ainda hoje me desloquei à loja deles no forúm do Barreiro. Hoje a empregada disse que enviou um pedido para a facturação a pedir para não voltarem a ameaçar o corte do serviço. Eu si que se pagar os malfadados 14.97€ param as mensagens. Mas entendo que não o devo fazer antes do dia 30 de Setembro. Por uma questão de princípio.
    Enfim coisas deste nosso país.
    Um abraço e bom fim de semana

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    1. Sim, Elvira, pelo cansaço e pela mentira.

      Muitas vezes a indignação é tanta que já nem os queremos ouvir (o que eles querem muitas vezes...)

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  3. Também já tive dias assim.
    Esperemos que nos próximos tempos fiquem bem longe.
    um beijinho
    Gábi

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