terça-feira, agosto 04, 2015

A Fábula do Emprego


Não há mês melhor para apresentar estatísticas do emprego e desemprego que Agosto.

Na breve passagem pelo Sul reparámos com espanto na "enormidade" de lojas que pediam empregados, aliás, para ser mais preciso, colaboradores.

Com tanto cartaz, quase que apetece dizer que no Algarve só não trabalha quem não quer. Mesmo que não saibamos as condições oferecidas (ordenado, horas de trabalho diárias e folgas...).

É atrás deste mês que o PSD afirma (com o ar sério e solene do pequenote que foi baptizado com nome de "imperador"...) ter criado quase duzentos mil novos empregos. Do lado do PS diz-se o óbvio, que não é nada assim, como penso que todos sabemos (ou pelo menos devíamos saber).

Além dos muitos emigrantes, há também aqueles que desistiram de procurar trabalho e contam o tempo que falta para se candidatarem à reforma (outra desilusão...).

Habituado a tanta coisa estranha, nem me causa espanto que muito boa gente se deixe levar por mais esta fábula...

O óleo é de Montgmery Flagg.

5 comentários:

  1. Reparei no mesmo. Em Lagos, eram vários os pedidos de empregados espalhados por lojas e restaurantes. O que não admira, já que em Julho e Agosto, a população mais que triplica.
    Também não acredito nas estatísticas. Todos os meses saem delas centenas de desempregados que atingiram os três anos de subsídio.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho a certeza que não merecemos estes políticos, Elvira.

      Eliminar
  2. Estes embusteiros continuam a mentir de fora indecente e este povo estúpido-masoquista é capaz de continuar a acreditar nos números manipulados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me faz confusão, Graça, embora nunca se tenham manipulado tanto as sondagens.

      Pudera, 90 por cento dos comentadores televisivos são "laranjas"...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar