domingo, junho 01, 2014

Esta Europa não é Nossa


Provavelmente, há boa maneira portuguesa (é preciso haver sempre algo que alimente as "novelas" na comunicação social), daqui a um mês ainda os comentadores televisivos andam a inventar teorias sobre o novo recorde abstencionista em eleições, sem focarem o aspecto mais importante: esta Europa não é nossa (nem dos países que eles chamam mediterrâneos...).

Uma boa parte de nós sabe que esta Europa, falsamente unida, não tem nada para nos dar. Conseguiu destruir a nossa economia (ainda que arcaica mas relativamente equilibrada), assente na agricultura, nas pescas, na indústria e no comércio, para nos transformar num país de serviços, completamente dependente do exterior.

Até nos conseguiu condicionar naquilo que melhor produzíamos (leite, carne, peixe, etc), impondo quotas, que obrigaram muitos portugueses a mudarem de vida...

Mais ou menos cultos, a maioria dos portugueses sabe que esta Europa só foi boa para os empresários e os políticos que se aproveitaram das benesses e dos dinheiros europeus (muitas vezes de forma fraudulenta, mas sem sofrerem qualquer remoque, por termos a justiça que temos...).

Para o país foi o que se sabe e se vê, todos os dias: cada vez há mais gente a viver com dificuldades.

É por isso perfeitamente natural que a maioria dos portugueses não vá votar para eleger deputados europeus (ainda por cima sabendo dos ordenados, das suas regalias e da sua "não existência"...). 

Não é preciso ser muito inteligente para perceber que a loura alemã manda mais que qualquer parlamento europeu...

O óleo é de Heiner Atmeppen.

1 comentário:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=aF-ow7Ej3KY#t=30

    Pensem nas crianças!

    ResponderEliminar