terça-feira, agosto 19, 2008

O Brio e o Profissionalismo

Incomodam-me as palavras dos "vicentes mouras" e de outros dirigentes desportivos, que à boa maneira portuguesa, se agarram aos lugares nas federações, associações e clubes como "lapas", onde permanecem décadas, sem conseguirem alterar as mentalidades, a política desportiva, os apoios e até a forma com que se preparam os Jogos Olímpicos e as outras grandes competições.

Falou de brio e profissionalismo. E falou muito bem. E é esse brio e profissionalismo que falta à maior parte dos dirigentes desportivos portugueses, que só se preocupam se está tudo bem, quando é necessário "inventariar" a participação portuguesa, alguns meses antes da partida, composta quase por tantos dirigentes e treinadores como atletas... eles sim, os verdadeiros "turistas" de ocasião.

Há treinadores em Pequim que nem sequer têm responsabilidades técnicas. Todos os portugueses devem ter ouvido as queixas dos dois atletas do remo, que alcançaram um histórico oitavo lugar, mas que não contaram com o apoio do seu técnico durante a competição, porque o lugar na comitiva já estava ocupado pelo responsável federativo...

É preciso de uma vez por todas definir objectivos. Se só querem levar atletas com possibilidades de ganharem medalhas e serem finalistas, tornem os mínimos mais rigorosos. Claro que quando fizerem isso, há modalidades que deixam de estar presentes com atletas, assim como os seus respectivos dirigentes e treinadores.
E esta é a melhor forma de se acabarem os "passeios" aos Jogos, principalmente de muitos dirigentes...
Claro que isso não vai acontecer, porque eles não querem perder esta oportunidade, de quatro em quatro anos, de conhecerem mais mundo e de falarem de brio e profissionalismo, quando lhes colocarem um microfone à frente...

O boneco do António mostra-nos o popular Zé, "Ziguezagueando"...

4 comentários:

  1. Alguém ontem, no programa de desporto da sic notícias, noite fora, tocou nesse "melindroso" assunto...

    ResponderEliminar
  2. Nem imaginas como me chateou, mesmo chatear,desta vez incomodar não chega para mim, ouvir esses "vicentes mouras"!

    Excelente post.

    Beijos, Luís M.

    ResponderEliminar
  3. melindroso mas sem fim, Maria...

    esta gente devia perceber que o seu tempo já passou, mas como gostam de ter poder e de passear...

    ResponderEliminar
  4. e agora ouvi o fulano dizer que se as federações o apoiaram, vai pensar no assunto (continuar...).

    é um senhor com muito nível. nem sei como não está nos futebois, M. Maria Maio...

    ResponderEliminar