segunda-feira, setembro 21, 2020

Estes Mundos Paralelos...

Esta coisa dos cabelos cinzentos que nos vão aparecendo, com mais frequência depois de virarmos os cinquenta, faz com que deixemos de acreditar em muitas coisas, que não têm nada a ver o "pai natal", ou com exemplos ainda mais folclóricos. 

É por isso que penso que há pessoas que muito dificilmente mudarão a sua forma de ser e de estar, porque estão mesmo convencidos que são mais espertos que os outros (e quando tudo corre mal, inventam novos esquemas, para que tudo continue a correr mal...). Foi essa a forma que escolheram para enfrentar os problemas que lhes vão surgindo pela frente e muitas vezes, e nem mesmo depois de passarem algum tempo atrás das grades, mudam...

Os seus valores mais importantes são o poder, o dinheiro e a mentira, aliados à hipocrisia e aos cinismos do costume. 

Aquilo que para nós parece ser demasiado sinuoso, para eles é rectilíneo. É esta a explicação que encontro para que existam tantos "socrátes", "salgados", "silvas", "mimis", "vieiras" ou "costas", à nossa volta. Gente que se vale quase sempre da sua esperteza pouco saloia, para nos tentarem levar à certa.

É também por isso que raramente demonstram arrependimento pelas suas acções. Não lhes basta mentir aos outros, também passam a vida a mentir a eles próprios, longe ou perto do espelho, para oferecerem "realidade" ao seu "mundo paralelo".

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)

6 comentários:

  1. No espelho onde nos miramos só vemos o que queremos ver e à nossa volta há sempre gente a ajudar porque lhes dá jeito, para o bem e para o mal!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem qualquer dúvida, Rosa...

      E quando a esmola é muita...

      Eliminar
  2. Subscrevo o comentário anterior.
    Abraço e saúde.

    Peço desculpa por este copy e past, mas penso que vocês merecem uma explicação para a minha ausência. O meu pc estava constantemente a encerrar-se. Como ainda estava dentro da garantia foi para a Worten. Depois de duas semanas telefonaram-me para o ir buscar, disseram que o computador lá nunca encerrou, e que o problema devia estar na tomada em casa. Chamei um eletricista que testou a tomada e disse que não havia qualquer problema na mesma. O que é certo é que o computador continua a desligar-se. Esta manhã aproveitei o filho estar de folga para o levar de novo para a loja. Agora estou com o portátil do filho quem me emprestou para que possa programar as postagens para alguns dias até ver se resolvo o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tudo se resolva rapidamente.

      Abraço Elvira.

      Eliminar
  3. Quem torto nasce tarde ou nunca se endireita. Há muitos outros mais do que esses mencionados no texto. Que até conseguem convencer os mais arraigados às suas ideias de que serão eles os únicos salvadores, capazes, de salvar tudo o que neste pais está menos bem.

    Tenha uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Eduardo.

      E à medida que os anos vão passando por nós, cada vez confiamos menos nos nossos semelhantes...

      Eliminar