domingo, agosto 21, 2016

As Medalhas não Caem do Céu

Os Jogos do Rio estão a chegar ao fim e nós mais uma vez vimos os resultados dos nossos atletas espelhados na nossa realidade desportiva. 

Somos um país sem desporto escolar e com cada vez menos praticantes - se exceptuarmos as escolas de futebol - nas chamadas modalidades amadoras.

Se analisarmos com rigor o historial das nossas participações, deparamos com um fosso enorme entre  os atletas medalhados e os outros. E se formos honestos, registamos que são os nossos heróis olímpicos que estão fora do contexto desportivo e social do nosso país. Ou seja, as medalhas que conquistaram, devem-se sobretudo ao seu talento natural e a algum apoio técnico de excepção - como foi o caso do professor Moniz Pereira.

É natural que o país que se coloque em bicos de pés quando o talento de um Carlos Lopes ou de um Nelson Évora, fazem a diferença, porque a ignorância sempre foi atrevida. Menos natural é o papel desempenhado pelos jornalistas e políticos, pois muitas vezes são os primeiros a exigirem o impossível... quando conhecem bem - ou deviam conhecer - a nossa realidade.

A única modalidade que se percebeu que fez um óptimo trabalho e que estava preparada para entrar na "guerra das medalhas", foi a canoagem. O quarto, o quinto e o sexto lugar alcançados dizem tudo. Estivemos lá, mesmo rente ao pódio. E o nosso melhor atleta desta modalidade  explicou que passou duzentos dias em estágio no último ano, longe da família e dos amigos...

As medalhas não caem do céu. É preciso muito trabalho e muito apoio. 

(Fotografia de autor desconhecido) 

6 comentários:

  1. Absolutamente de acordo.
    A nossa imprensa, salvo raras excepções, porta-se com os atletas de uma forma nojenta. Transformam os futebolistas em deuses, e os outros atletas, só merecem algum elogio quando se sagram campeões europeus, ou mundiais.
    Todo o esforço despendido ao longo do ano, todos os sacrifícios e renúncias que têm que fazer no dia a dia não contam.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vergonha a forma pouco séria como os jornalistas tratam dos Jogos Olímpicos, Elvira.

      E nem vou falar da sua ignorância...

      Eliminar
  2. Sinceramente não entendo as críticas. Os atletas trabalham tanto, sem condições e sem apoios... Ganhar é só questão de sorte.
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensam que se carrega num botão e sai medalha, Graça. É triste...

      Eliminar
  3. concordo em tudo neste texto.
    boa semana
    beijinho
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos o que somos, Piedade, graças à "instrumentalização" de que somos vitimas há anos e anos...

      Eliminar