sexta-feira, outubro 28, 2022

"Vive e Deixa Viver..."


Uma das tarefas mais complicadas que nos cabem na vida, é sermos pais. Por muito cuidado que tenhamos, nunca seremos pais perfeitos, porque isso não existe...

Embora a frase "vive e deixa viver..." possa ser "colada" em quase tudo (até nos filmes de cowboys), é muito importante nas relações humanas, próximas e afastadas.

Se no nosso tempo é fácil seguir esta frase - que mesmo que tenha princípios libertários, responsabiliza desde cedo todos aqueles que a seguem e defendem -, o mesmo não se passava há cinquenta anos. Mesmo assim os meus pais procuraram seguir sempre estas palavras, tão simples e tão importantes...

Tanto eu como o meu irmão nunca fomos condicionados nas nossas escolhas, pelos nossos pais. Provavelmente ajudou um pouco não termos feito "más escolhas", ao longo da vida. Mas havia tios, ainda sem filhos, que estavam sempre a querer meter a "colherada" na nossa educação.

Talvez seja por isso, que os meus filhos também seguem a sua caminhada, sem condicionalismos. Até por saberem com irão "colher o que semearem" (bendita sabedoria popular)...

Mas quem gosta tanto de liberdade como eu, só podia mesmo "viver e deixar viver..."

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Um texto para ler, reler e divulgar para alguém também poder refletir .
    A nossa educação e liberdade de escolha enquanto adolescentes , refletem-se sem dúvida na nossa vida futura .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns exemplos têm-me dito que a "repressão" (em tudo) raramente dá bons resultados, Joaquim...

      Eliminar
  2. Completamente de acordo. Nem sempre é fácil mas é o certo. São os seus passos, o caminho.
    Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais liberdade, mais responsabilidade, "Partilha de Silêncios"...

      Eliminar