sábado, março 20, 2021

Os Escritores Imaginários Quase que não Cabem Neste Mundo...


Às vezes penso que os escritores deviam ser todos como a Elena Ferrante, seres quase imaginários, sem um retrato físico e psicológico real. Ou seja, cada leitor podia fazer o esboço que quisesse, oferecer-lhe um rosto, um corpo, à sua medida.

O livro é que devia ser importante, as palavras é que deviam fazer o "retrato" do escritor.

Claro que se isso acontecesse, seria o fim das muitas "feiras de vaidades" (quase tudo serve para o uso da "estrela de famoso",  um colóquio, um lançamento ou ou festival literário...), das entrevistas dos escritores cheios de si mesmos (são tantos...) e das filas de gente em busca de um nome para enfeitar o frontispício dos livros. 

A única dúvida que tenho, é se se venderiam menos livros. Umas vezes penso que sim, outras que não. Se por um lado há quem goste de "mistérios, por outro, há um nicho de mercado que compra "nomes e lombadas", que assim que entram em casa, vão logo directos para a estante...

Mas claro que é algo cada vez mais difícil de acontecer, porque quase todos os escritores gostam do seu "momento de fama", dos cinco minutos roubados aos cristianos ronaldos... Quase que me apetece dizer que os "escritores imaginários" quase que não cabem neste mundo...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


9 comentários:

  1. Para cada livro o seu "retrato" !

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é um bocado assim, Rosa. Quando não conhecemos os escritores e apenas lemos os seus livros.

      Eliminar
  2. Não compro livros para enfeitar as estantes, mas tenho sempre um pouco de receio de comprar de autores de quem nunca ouvi o nome. Não é a primeira vez que o faço, atraída apenas pelo titulo e me desiludo tanto que não consigo levar a leitura até ao fim.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito tempo que não compro livros de autores desconhecidos, Elvira.

      Gosto mais de ler livros dos escritores que gosto que de descobrir autores novos. :)

      Eliminar
  3. Eu também acho que o escritor é importante! Eu adoro a Elena Ferrante mas acho que já está na altura de ela dar a cara...gostava de lhe ver o rosto, de a ouvir falar....acho que isso é importante, que a aproxima de nós, seus leitores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem por isso, Maria.

      Os livros chegam-me, dispenso o escritor. :)

      Eliminar
  4. Tantas vezes que os festivais literários não passam de feiras de vaidades... Há pouca gente a ler mesmo que alguns livros se vão vendendo.
    Tudo a correr bem meu Amigo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase sempre, Graça. Claro que os escritores precisam do carinho dos leitores, também os ajuda a crescer.

      Sim, acho que se lê ainda menos do que se julga...

      Eliminar
  5. Já ouviram estes nomes: Carson McCullers, Flannery O'Connor, Joyce Carol Oates - então leiam-nas e vão saber o que é bom, mesmo podendo ser desconhecidas.

    ResponderEliminar