segunda-feira, março 29, 2021

A Idade (felizmente) Liberta-nos de Muitas Coisas...


Noto que alguns amigos e amigas, com o avançar da idade, deixam de se preocupar com pequenos nadas, tornam-se mais "transparentes". São capazes de dizer coisas que antes não diziam, reconhecem o erro com alguma naturalidade. E também duvidam mais, muito mais... é como se as "certezas" fossem engolidas pelo tempo.

Hoje li algumas palavras de Maria Keil, uma senhora que viveu muito tempo (esteve próxima do centenário de vida...). E talvez por isso foi capaz de dizer:

«Fiz muitos retratos, pintava as pessoas amigas, mas agora não gosto de pintar. Gosto de fazer retratos para guardar a pessoa, sobretudo as expressões. Mas fazer um quadro? Fazer uma natureza morta? Para quê? Fiz muitas, mas acho que não vale a pena. pego num desses grandes livros de arte, com todos aqueles grandes pintores e aquilo me emociona. O que me emociona é a forma das coisas. Se tiver um quadro muito bem composto, gosto. Mas para quê pintar uma senhora nua? Vestida ainda pode ter umas sedas. Não é por uma questão de pudor. Só constato que a arte está cheia de mulheres nuas. É esquisito.»

Foi capaz de questionar algo de que quase ninguém fala (principalmente as mulheres...) do excesso de mulheres sem qualquer peça de roupa nas paredes dos museus e das casas...

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)

  

6 comentários:

  1. Uma vez eu ouvi da boca de um médico que o corpo da mulher é uma obra de arte! Disse isto no contexto de muitas mulheres recorriam a ele a pedir receitas de medicamentos para emagrecer!
    Se é uma obra de arte ou não, eu não sei, mas se calhar já foi explorado o suficiente!
    Agora a brincar, desde que vi o filme Titanic, sempre tive o sonho de ter uma pintura igual ao da Kate Winslate, mas sem o colar!
    É bom que as pessoas digam o que pensam, dêem a sua opinião, principalmente quando mostram um ponto de vista diferente e interessante!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o corpo da mulher é bonito, mais bonito que o nosso, Micaela.

      E sim, é muito explorado em tudo e para vender tudo (é muito mais explorado na publicidade que na arte...).

      Eliminar
  2. Bom, sempre que começa o calor, são as próprias mulheres que decidem expor as suas obras de arte....e depois queixam-se de assédio! Não as compreendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa não é delas, Maria. Dizem que o que é bonito é para se ver. :)

      Eliminar
    2. Ó Luís, give me a break, will you?

      Eliminar