O "negócio" das vacinas demonstra mais uma vez que o capitalismo nunca perde tempo com moralismos ou questões de ética, nem mesmo quando estão em causa vidas humanas.
Pouco interessa às empresas os contratos já assinados, por exemplo com a União Europeia, se entretanto lhes aparecerem ofertas mais vantajosas de outras nações.
O dinheiro fala mais alto, como sempre, ponto final.
(Fotografia de Luís Eme - Quinta da Arealva)
Nem mais.
ResponderEliminarAbraço, saúde e boa semana
Abraço Elvira.
EliminarClaro! O capitalismo é isso mesmo.
ResponderEliminarMas também há uma coisa que se chama reclamar a patente quando se trata de uma pandemia...penso que é esse o termo. Ou seja, é obrigar a empresa a fornecer vacinas por uma questão de interesse maior. Isso a UE podia fazer.
Pois podia, Maria. E podia ter impedido que "partissem milhões" para outros continentes, mas o dinheiro tudo vai vencendo...
EliminarUma enorme tristeza!
ResponderEliminarAbraço
É um bom exemplo de que o egoísmo cresce sempre nestas alturas de crise, Rosa.
EliminarHá sempre quem queira tirar proveito da "miséria dos outros"...
O dinheiro fala sempre mais alto. A humanidade não aprende nada.
ResponderEliminarMuita saúde.
Um abraço.
Pois não, Graça. Tanto egoísmo por aí à solta...
EliminarAtribui-se a Vladimir Ilitch a ideia de que se o capitalista sabe que te queres enforcar, trata imediatamente de te vender a corda, enquanto que Ramón Gómez de la Serna, numa das suas «Greguerías nos diz que o capitalista é um senhor que, quando fala connosco, nos fica com os fósforos.
ResponderEliminarO capitalismo controla o mundo e o que sobra no mundo são a fome, a doença, o analfabetismo! Olhamos esta Comissão Europeia e aquilo é um pântano repleto de ultras e neo-liberais fazendo o tirocínio para capitalistas puros e duros.
Milhões acreditaram que se o comunismo vingasse, perderíamos as casas e poupanças e nos obrigariam a trabalhar eternamente por salários de miséria. A realidade que acabou por despontar chama-se social-democracia, hábil e brilhante gestora do capitalismo.
Dois velhos conversam, no cair da tarde, num banco de jardim:
- Já viste? Tudo o que nos contaram sobre o comunismo é mentira.
O outro responde:
Isso não é o pior. O pior é que o que nos contaram sobre o capitalismo é verdade!
Eu percebo que o comunismo dificilmente será praticável, porque a maior parte das pessoas não ambiciona ser igual aos outros, mas sim superior, Sammy.
EliminarE como a Graça disse, nunca aprendemos com os erros...
Mas é triste viver num mundo cada vez mais desigual.
Vampiros!
ResponderEliminarMas qual patentes qual carapuça então mas isto não se trata de salvar a população mundial? Acabe-se com as patentes e trate-se urgentemente de accionar os meios para salvar as pessoas.
Será verdade que o Durão Barroso é que chefia o Departamento de Vacinas da OMS ou da U Europeia? Se sim, então estamos conversados...
Já se sabia que ia ser assim, Severino.
EliminarO capitalismo reina no mundo, até na China...