quarta-feira, outubro 06, 2021

O Sucesso Também se Explica...


Ontem ao fim da tarde estive a ver o "Futebol Total" (do canal 11, da FPF), que tinha sido transmitido no começo da madrugada.

Sei que uma boa parte das pessoas que visitam o "Largo" passam ao lado dos futebóis, mesmo dos de salão. Mas eu só me estou a referir a este programa futebolístico (não, não é desportivo...), porque o convidado da primeira parte foi o seleccionador nacional de futsal, Jorge Braz, que além de se ter sagrado Campeão do Mundo, há quatro anos que é considerado o melhor treinador do Mundo de futsal.

Quem assistisse a este programa, ficava a perceber que nada disto aconteceu por acaso. Jorge Braz além de revelar um conhecimento profundo sobre a modalidade, conhece como poucos a natureza humana. E é através deste conhecimento que consegue tirar o máximo rendimento dos seus jogadores, aproveitando sempre que lhe é possível o seu talento e a sua criatividade. Tem plena consciência que são eles dentro do campo que podem e devem fazer a diferença.

Estava a ouvi-lo a pensar o quanto Fernando Santos tinha a aprender com ele, sobretudo a nível táctico, já que apenas concede liberdade ao seu "mais que tudo", não aproveitando o talento e a criatividade de um João Félix (tal como Simeone...), de um Bernardo Silva ou de um Bruno Fernandes.

(Fotografia de Luís Eme - Corroios)


4 comentários:

  1. Boa tarde
    Um bom treinador não se define apenas pela técnica, mas também pela sua atenção às qualidades de cada jogador em saber aproveitar o melhor de cada um para o lugar certo.
    Há treinadores que tem grandes jogadores e tiram lhe o valor por não os porem nos lugares que eles mais renderiam.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito difícil comunicar de uma forma simples e eficaz, Joaquim.

      Assim como olhar, nem toda a gente consegue olhar a 180 graus, e muito menos a 360...

      Eliminar
  2. Olá Luís!
    Espero que esteja bem.
    Eu devo ser umas das pessoas que passa ao lado das suas publicações sobre futebol, pois não percebo, não é do meu conhecimento e obviamente que não sei comentar.
    No entanto gostei de ler este texto, realmente conhecer a natureza humana é essencial para um lider de qualquer equipa de desporto, empresa ou instituição e acho que é o que falta a muita gente, além da assertividade.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Micaela.

      Conhecer as pessoas que nos rodeiam é essencial para termos êxito. E no desporto é mesmo um dos aspectos mais importantes, para conseguirmos obter o máximo rendimento de uma equipa ou de um atleta.

      Eliminar