sexta-feira, outubro 08, 2021

O Futebol e as "Pinceladas" Surrealistas...


O futebol há muito tempo que é um mundo estranho e mal frequentado, por ser um negócio cada vez mais apetecível. Mas não são só os milhões que atraem gente do piorio, é também a facilidade com que se consegue colocar dinheiro nas várias "máquinas" que lavam mais branco, mesmo sem "skip"...

É também este "vale tudo" que lhe oferece uma carga pitoresca e humorística (para quem o olha à distância...). Aparece sempre um ou outro artista que lhe oferece umas "pinceladas" surrealistas, que o aproximam dos espectáculos mais fantásticos do mundo, onde quase tudo é possível.

Talvez isso ajude a explicar o porquê do presidente do Barcelona dizer que estava esperançado que Lionel Messi lhe dissesse que jogava de graça no clube, que o amor falasse mais alto que os milhões... Só pode ser uma brincadeira, mesmo dita com o ar mais sério do mundo por Laporta. 

Sei que a memória das pessoas é curta, mas a dos amantes do futebol ainda consegue ser mais "curtinha"... Até parece que não lhe fizeram a "vida negra", no seu último ano e meio de contrato,  para no final ele acabar por deixar o clube a custo zero...

E cá no nosso burgo, também não deixa de ser curioso, ouvirmos o presidente que se diz diferente dos outros, afirmar que na sua profissão como médico, ganhava mais dinheiro que como dirigente do Sporting (para justificar o pedido de aumento da administração do futebol profissional...). Até parece que alguém lhe apontou "uma pistola" para ele se candidatar à presidência do clube leonino, ou que uma das premissas da sua eleição era ganhar um ordenado idêntico, ou superior, ao que ganhava na sua profissão...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


4 comentários:

  1. Ó Luís, não gostando eu, nestas circunstâncias, de ser advogado do diabo, não posso,contudo, a bem da verdade e pelo amor ao meu clube -SCP-, de transcrever o que hoje li na imprensa:

    "A SAD do Sporting negou esta quinta-feira que tenha sido proposto ou aprovado na AG do clube realizada na quarta-feira à noite "qualquer aumento da remuneração dos membros do Conselho de Administração da Sporting SAD". Em comunicado, os leões garantem que "o modelo da política de remuneração aprovado assenta nas mesmas bases desde 2018" e citam mesmo exemplos dos rivais Benfica e FC Porto, concluindo que a remuneração fixa do presidente Frederico Varandas "é equivalente a 40% da do CEO de uma das SADs rivais (Domingos Soares de Oliveira-SLB) e 23% do presidente da outra SAD" (Pinto da Costa-FCP).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não estou a falar do Sporting nem da sua SAD, Severino. Mas sim do presidente do Sporting, que depois de "pedir aumentos" para os administradores, utilizou o argumento de que ganhava mais como médico que como presidente do Clube.

      Eu acho que todas as comparações são odiosas, e isso tanto serve para as profissões, como par os ordenados dos administradores Benfica e Porto. Isso é um problema desses clubes.

      Que eu saiba, ele só é presidente porque quer, por isso não tem nada que vir com conversas de que ganha menos que na sua profissão.

      Eliminar
  2. Terá sido certamente um (justificado, logo compreensível) desabafo, penso eu.

    Sabes que tudo e todos (inclusive do SCP esperam a mínima oportunidade para o criticar e massacrar, apesar do excepcional trabalho que tem feito à frente do SPORTING (e todos sabemos em que terríveis circunstâncias.

    Somos Campeões em quase tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na posição que ocupa, não pode ter desabafos, Severino.

      Tem de facto feito um trabalho notável. Mais uma razão para não ter necessidade de falar dos rivais e muito menos comparar "dinheiros" de ordenados, até por o Sporting ter feito muito mais com muito menos.

      Eliminar