domingo, outubro 24, 2021

A "Navegação de Acaso" do Poeta...


Ao ler um poema ("Sol Invernal") de Nuno Júdice, de um livro com um título muito feliz, "Navegação de Acaso", em que ele fala da cidade de ontem (até tinha ardinas a venderem jornais...) e da cidade de hoje.

O que me chamou mais a atenção dentro do poema foi a quase ausência de cães vadios nas ruas lisboetas na actualidade (muito menos matilhas...). É algo que se percebe, embora os cães gostem de pessoas, gostam ainda mais de liberdade, mas longe das multidões...

Além do poeta perguntar, "em que campo se perderam as matilhas de cães vadios" constrói ainda duas belas imagens poéticas.  Primeiro recorda "o som dos antigos vapores ao entrarem na barra", para depois voltar ao presente e constatar que "os vapores afundaram-se no cais de uma ode marítima". Na  segunda imagem evoca "o pregão dos ardinas a venderem os primeiros jornais do dia"... para depois passar por cima da crise do jornalismo de papel, preferindo anunciar o seu fim através de um uso prático: "os jornais foram queimados por vagabundos que precisavam de se aquecer"...

Sei que a poesia, por si só, "não salva ninguém", mas que nos pode ajudar, não tenho grandes dúvidas. E de mais que uma maneira. Tanto nos ajuda a pôr um "pé na lua" (às vezes é preciso...), como a firmar o outro pé na realidade, oferecendo-nos um retrato do mundo com todas as suas cores.

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Não há matilhas , nem ardinas , nem pregões .
    Mas a poesia felizmente ainda está viva , o que nos trás muitas vezes uma saudável saudade .

    JR

    ResponderEliminar
  2. A poesia de Nuno Júdice é muito bela.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. "os jornais foram queimados por vagabundos que precisavam de se aquecer"

    Se calhar, como diria Sérgio Godinho, "isto anda tudo ligado". Os vagabundos queimaram os jornais, mas, agora, sem eles - os jornais!... - não parece que, daí, tenha advindo o fim dos vagabundos.

    É bem capaz de ser oportuno reconsiderar a lei de Lavoisier...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mais o poeta Eduardo Guerra Carneiro que dizia que "isto está tudo ligado", André. :)

      E sim, a única coisa que não tem diminuído nas cidades são os vagabundos, que agora têm muito menos jornais para lhes aquecer os pés no Inverno que deve estar a chegar.

      Eliminar