quarta-feira, outubro 20, 2021

Abusos & Dependências


Há vários anos que os impostos sobre os combustíveis são dos mais apetecíveis para os governantes (os consumos de tabaco e de álcool deixam mais a desejar...), porque eles sabem que se há coisa que os portugueses gostam, é de passear na sua "carripana", sempre que podem (as estradas que ficam entupidas ao fim de semana com o famoso "passeio dos tristes"...).

É por isso que os doidos pelas estatísticas, dizem que no último ano já houve mais de trinta e muitos aumentos de gasolina e gasóleo.

É costume dizer-se que se "tivéssemos dois dedos de testa", fazíamos o famoso gesto do Zé Povinho às gasolineiras e só pegávamos no automóvel, quando não fosse possível utilizar outro meio de transporte.

Penso mesmo que a única maneira de travar estes "abusos" é conseguirmos reduzir as nossas "dependências" e deixarmos as bombas de gasolina às moscas...

(Fotografia de Luís Eme - Cova da Piedade)


10 comentários:

  1. Pois, mas penso que a maioria dos portugueses, só sabem andar de carro. Há alguns que se pudessem levavam o carro para casa, para não terem de caminhar até onde o deixaram estacionado.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, muito comodismo e egoísmo, Elvira...

      Eliminar
  2. Bom dia
    É um assunto muito discutível .
    Trabalhei muitos anos numa empresa de transportes , e sei as dificuldades que a entidade patronal passava perante estes aumentos do gasóleo . Se houvesse união dos transportadores e fizessem uma greve nacional , talvez o governo pensasse a sério no assunto , já que eles se quiserem param o País.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Joaquim agora fez-me lembrar um banqueiro que em plena crise, disse que o povo "aguenta, aguenta". E parece que tem razão, "aguentamos tudo"...

      Eliminar
  3. É um abuso mesmo!
    Mas o carro também é um bem essencial, precisamos nos deslocar para ir trabalhar, para ir às compras, para ir ao médico. E somos muitos, mesmo que reduzissemos o uso do automóvel para o essencial, não chegávamos lá.
    Mas era muito bom e muito bem feito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por ser essencial, Micaela que eles fazem o que fazem.

      Até porque os transportes públicos deixam muito a desejar...

      Eliminar
  4. Olá. Venho muitas vezes aqui mas nunca escrevo. No entanto, hoje decidi fazê- lo para dar testemunho do contrário pois eu todos os dias uso transportes públicos. Metro, autocarro ou eletrico, em 20 minutos vou da Alameda à 24 Julho. Só utilizo o carro para sair de Lisboa. Os transportes públicos são bons e funcionam.
    Teresa Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem aparecer alguém a defender os transportes públicos, Teresa. :)

      Mas os transportes no centro de Lisboa funcionam muito melhor que nas periferias, Teresa, especialmente o Metro.

      Posso falar por exemplo na Margem Sul, onde quem precise de utilizar autocarros da TST é um problema, não só dos horários (há muitos lugares que só há autocarros de hora a hora, forçando as pessoas a usarem transportes próprios) como de transtornos (não é uma coisa do outro mundo não cumprirem os horários ou até suprimirem autocarros...).

      E quem precisa de utilizar o comboio também é uma "carga de trabalhos"...

      Eliminar